Labor rights and remote work in early childhood education during the pandemic: research results
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1478Keywords:
Estudos da Tradução, James JoyceAbstract
This text presents the transcript of the live “Labor rights and remote work in early childhood education during the pandemic: research results”, organized by Anped Working Group 07 - Education of Children from 0 to 6 years old as part of the “Anped Presente in Quarantine”. The data presented are part of the report “Survey with unions, associations, movements and other entities that represent workers from institutions that offer early childhood education”, the result of a survey carried out by ANPEd-GT07 in conjunction with the Inter-Forum Movement for Early Childhood Education Brazil (MIEIB). The study aimed to know, in the context of the Covid-19 pandemic, the perception of union leaders in education about remote work and the labor rights of teachers of Early Childhood Education, as well as the guidelines and actions developed by the referred entities that represent Early Childhood Education professionals.
References
ANPEd/MIEIB. Levantamento junto aos sindicatos, associações, movimentos e demais entidades que representam trabalhadoras e trabalhadores de instituições que ofertam educação infantil. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro: ANPEd: MIEIB, 2020 (documento digital).
GESTRADO. Trabalho docente na educação básica em tempos de pandemia. Relatório de Pesquisa. Belo Horizonte, UFMG, 2020. Disponível em <https://gestrado.net.br/>. Acesso em: 20/set/2020
GESTRADO. Trabalho docente na educação básica privada em tempos de pandemia. Relatório de Pesquisa. Belo Horizonte, UFMG, 2020. Disponível em <https://gestrado.net.br/>. Acesso em: 20/set/2020
INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em 30/set/2020.
MIEIB. Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Mapeamento Nacional das Ações das Secretarias e Conselhos de Educação no Período da Pandemia de COVID-19: Análise técnica das respostas das Secretarias de Educação [Planilha Eletrônica]. Brasília: Mieib, 2020. Disponível em <https://mieib.org.com>. Acesso em: 10/out/2020.
SILVA, Jefferson; FISHER, Frida. Invasão multiforme da vida pelo trabalho entre professores de educação básica e repercussões sobre a saúde. Revista de Saúde Pública, v. 54, n. 3, p. 1- 8, 2020. doi:10.11606/s1518-8787.2020054001547
UNDIME. Desafios das Secretarias Municipais de Educação na oferta de atividades educacionais não presenciais, 2020. Disponível em: <https://educacaoeuapoio.com.br/pesquisa-desafios-das-secretarias-municipais-de-educacao/ >. Acesso em: 20/set/2020
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.