Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007

Palavras-chave:

Violência de gênero, Avaliação de risco, Protocolo de avaliação

Resumo

O cenário de pandemia gerado pela COVID-19 tem trazido preocupações e acentuado outras já existentes para aquelxs que se interessam pela educação das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade. Dentre estas, estão o acesso das crianças às tecnologias digitais no contexto das instituições educacionais e/ou fora dele. Neste artigo, reflete-se sobre as relações das crianças pequenas desde bebês com as tecnologias digitais, considerando os princípios e especificidades da Educação Infantil. O objetivo do artigo é problematizar a recomendação para o uso das tecnologias digitais nesta etapa educativa, considerando o contexto de pandemia. A partir deste objetivo geral, temos como objetivo específico propor as tecnologias digitais como suporte de comunicação e manutenção de vínculos entre as famílias e as instituições educacionais. A partir de uma pesquisa documental que inclui textos legais e manuais orientadores sobre Educação Infantil e COVID-19, discute-se a presença das tecnologias, considerando: a brincadeira e as interações, os princípios éticos, políticos e estéticos, a relação família-escola e a legislação brasileira.

Biografia do Autor

Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Maceió, Alagoas, Brasil
E-mail: cianjos@yahoo.com.br

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Informática na Educação. Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Maceió, Alagoas, Brasil. E-mail: deisej@gmail.com

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Publicado

2021-01-29