Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79179

Referências

ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologias Digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; SANTOS, Solange Estanislau dos; FERREIRA, Fernando Ilídio. As lutas pela Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 19, n. 36 p.156-165, jul-dez 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%25x

BARBOSA, Ivone Garcia; SOARES, Marcos Antônio. Educação Infantil e pobreza infantil em tempos de pandemia no Brasil: existirá um “novo normal”? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 35-57, jan./jan., 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79044.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

BUSS-SIMÃO, Márcia, LESSA, Juliana Schumacker. Um olhar para o(s) corpo(s) das crianças em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1420-1445, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1420.

CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira, LEITE, César. Desaprender a cada tempo em tempos pandêmicos: crianças, artes e outros contágios. Zero-a-Seis, Florianópolis,v. 22, n. Especial, p. 1446-1464, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1446.

CAMPOS, Maria Malta (coord). Para um retorno à escola e à creche que respeite os direitos fundamentais de crianças, famílias e educadores. Brasil: ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/para_um_retorno_a_escola_e_a_creche-2.pdf.

CAMPOS, Roselane; DURLI, Zeneide. Infância confinada: liturgias de escolarização e privatização da Educação Infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 221-243, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79059.

CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. "A vida não é útil": sonhar e suspender o céu. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1530-1537, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1530.

CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. Formação humana e o sentido da vida: quais pedagogias? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 21-34, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78992.

CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 99, p. 209-224, ago. 2020.bDisponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013.

CAVACANTE, Nélia Aparecida da Silva Cavalcante. Racismo e infância: intersecções de raça, classe social, gênero e idade na creche. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 342-352, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78534

CORTINA, Adela. Aporofobia, a aversão ao pobre: um desafio para a democracia. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.

COUTINHO, Ângela Maria Scalabin; CARDOSO, Cintia. A educação e o cuidado dos bebês na pandemia: uma análise a partir das relações geracionais, raciais e de gênero. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 175-194, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79001.

CRUZ, Silvia Helena Vieira; MARTINS, Cristiane Amorim; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A Educação Infantil e as demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e condições para o retorno às atividades presenciais. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 147-174, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79003.

DIAS, Adelaide Alves; SANTOS, Isabelle Sercundes; ABREU, Adams Ricardo Pereira de. Crianças com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia: contextos de inclusão/exclusão na Educação Infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 101-124, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79005.

ESTEVES, Vivian Colella. Um alerta feminista para a educação das crianças pequenas: contra os “rachismos” na infância. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1515-1529, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1515.

FRANCO, Nanci Helena Reboucas; SOARES, Maria Patricia Figueiredo. “Um jeito negro de ser e viver”: (re) inventando a vida no contexto da pandemia da covid-19 – o que dizem as crianças negras e suas mães. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1229-1254, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1229.

FRANCO, Zilda Glaucia Elias; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; PRATA, Welton de Araújo. Educação Infantil no contexto amazônico: experiências em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 244-268, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78988.

GEPPECI. Grupo de Estudos e Pesquisas e Pedagogias e Culturas Infantis. Webnário Infâncias e Educação Infantil em Tempos de Pandemia. Maceió (Transmissão online): Universidade Federal de Alagoas, 18 jun. a 01 jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC78d98Iz2-iZa0v1W3qSnoQ.

GOBBI, Márcia Aparecida; PITO, Juliana Diamente; MELEÁN, Simone Maria Magalhães. Crianças e mulheres e nós-nada: reflexões a partir das vidas em despejo no acampamento Campo Grande do MST. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1255-1280, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1255.

GOMES, Elisabete Xavier. Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância: perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 269-290, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79039.

MACEDO, Elina Elias. Desigualdade e pandemia nas vidas das brasileirinhas e dos brasileirinhos. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1404-1419, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1404.

MANTOVANI, Susanna; VIEIRA, Daniela Aparecida. Depoimento sobre o fechamento das creches na itália: como resistir à incerteza em tempos de pandemia? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1197-1205, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.

MBEMBE, Achile. Necropolítica. Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, v. 2, 2016. Disponível: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169.

MELLO, Ana Maria Araújo; NEGREIROS, Fauston; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Caderno de Direitos – Retorno à creche e à escola: Direitos das crianças, suas famílias e suas/seus educadoras/es - gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os. Piauí: FRENTE NORDESTE CRIANÇA/EDUFPI, 2020. 34pp. 17fls. (Círculo Temático Violência e Direitos Humanos - Subgrupo 8 - Políticas Públicas). Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Caderno_Direitos_-_EDULPI_com_ISBN20200725103619.pdf

NOAL, Mirian Lange; SILVA, Denise. Crianças pequenas terena: reencontros ancestrais em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1332-1363, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1332.

NUNES, Míghian Danae Ferraira. Educação antirracista para crianças pequenas: ideias para começar um novo mundo. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 58-76, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79002.

PADULA, Isabella Brunini Simões. Construindo movimentos: uma conversa em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 333-341, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78398.

PEREIRA, Fábio Hoffmann. Atuação dos fóruns de defesa da Educação Infantil em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 291-315, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78977.

PUENTE, Beatriz. Número de crianças baleadas na Região Metropolitana do Rio cresceu 267% em 2020. CNN Brasil, 10 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/01/10/numero-de-criancas-baleadas-na-regiao-metropolitana-do-rio-cresceu-267-em-2020.

RAMOS, Márcia Mara; LEITE, Valter de Jesus; REZENDE, Janaína Ribeiro de. As crianças sem terrinha e o enfrentamento à pandemia de covid-19: como brincar, sorrir e lutar nesse contexto? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1305-1331, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1305.

RATUSNIAK, Célia; MAFRA, Ivanilde dos Santos; SILVA, Vanderlete Pereira da. A travessia das infâncias no Amazonas no contexto de distanciamento social. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1364-1382, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1364.

RIGOLON, Wilma. Pedagogia e Infâncias: um estado de alerta. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1504-1514, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1504.

SANTOS, Alana Barros. Retratos da pandemia no bairro da levada: infância e crise em um “bairro de periferia”. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1465-1477, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1465.

SANTOS, Natália Francisca Cardia dos; SILVA, Adriana Alves da; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Resistir para/com a infância continuar a existir: transcrição de 21 lives sobre infâncias e Educação Infantil na pandemia de Covid-19. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. 42, p. 852-1174, jul./dez., 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p726.

SANTOS, Joedson Brito dos; CORREIA, Maria Aparecida Antero. Políticas públicas de Educação Infantil em contexto de pandemia: considerações a partir da realidade de Brasil e Itália. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 195-220, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79038.

SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177.

SARMENTO, Teresa; SILVA, Daniela. “Queo a minha Shela, queo os amigos”: refletir o isolamento social de bebés em tempos de pandemia, na base de uma experiência vivida em Portugal. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1206-1228, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1206.

SILVEIRA, Juliano. O teletrabalho coletivo durante a pandemia da covid-19: um relato de experiência na Educação Infantil de Florianópolis. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 316-332, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e76802.

SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho; CIDADE, Camilla de Almeida Santos; CARDOSO, Vanessa Clemente. Maternidades plurais: Os diferentes relatos aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia. Belford Roxo: Bindi, 2020. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGQ0blpHqmKVLyEbecwRh44hWQB873Mh_UxQGYysA39iSzQQ/viewform.

SOUZA, Fernanda Cristina de. É preciso erguer a voz: diálogos sobre movimentos sociais, infâncias e pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1383-1403, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1383.

SOUZA, Marcia Lucia Anacleto de. (In)visíveis? crianças quilombolas e a necropolítica da infância no Brasil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1281-1304, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1281.

TAVARES, Maria Tereza Goudard; PESSANHA, Fabiana Nery de Lima; MACEDO, Nayara Alves. Impactos da pandemia de covid-19 na Educação Infantil em São Gonçalo/RJ. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 77-100, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78996.

Downloads

Publicado

2021-01-29