Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79179Riferimenti bibliografici
ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologias Digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007.
ANJOS, Cleriston Izidro dos; SANTOS, Solange Estanislau dos; FERREIRA, Fernando Ilídio. As lutas pela Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 19, n. 36 p.156-165, jul-dez 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%25x
BARBOSA, Ivone Garcia; SOARES, Marcos Antônio. Educação Infantil e pobreza infantil em tempos de pandemia no Brasil: existirá um “novo normal”? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 35-57, jan./jan., 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79044.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
BUSS-SIMÃO, Márcia, LESSA, Juliana Schumacker. Um olhar para o(s) corpo(s) das crianças em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1420-1445, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1420.
CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira, LEITE, César. Desaprender a cada tempo em tempos pandêmicos: crianças, artes e outros contágios. Zero-a-Seis, Florianópolis,v. 22, n. Especial, p. 1446-1464, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1446.
CAMPOS, Maria Malta (coord). Para um retorno à escola e à creche que respeite os direitos fundamentais de crianças, famílias e educadores. Brasil: ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/para_um_retorno_a_escola_e_a_creche-2.pdf.
CAMPOS, Roselane; DURLI, Zeneide. Infância confinada: liturgias de escolarização e privatização da Educação Infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 221-243, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79059.
CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. "A vida não é útil": sonhar e suspender o céu. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1530-1537, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1530.
CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. Formação humana e o sentido da vida: quais pedagogias? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 21-34, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78992.
CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 99, p. 209-224, ago. 2020.bDisponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013.
CAVACANTE, Nélia Aparecida da Silva Cavalcante. Racismo e infância: intersecções de raça, classe social, gênero e idade na creche. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 342-352, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78534
CORTINA, Adela. Aporofobia, a aversão ao pobre: um desafio para a democracia. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.
COUTINHO, Ângela Maria Scalabin; CARDOSO, Cintia. A educação e o cuidado dos bebês na pandemia: uma análise a partir das relações geracionais, raciais e de gênero. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 175-194, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79001.
CRUZ, Silvia Helena Vieira; MARTINS, Cristiane Amorim; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. A Educação Infantil e as demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e condições para o retorno às atividades presenciais. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 147-174, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79003.
DIAS, Adelaide Alves; SANTOS, Isabelle Sercundes; ABREU, Adams Ricardo Pereira de. Crianças com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia: contextos de inclusão/exclusão na Educação Infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 101-124, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79005.
ESTEVES, Vivian Colella. Um alerta feminista para a educação das crianças pequenas: contra os “rachismos” na infância. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1515-1529, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1515.
FRANCO, Nanci Helena Reboucas; SOARES, Maria Patricia Figueiredo. “Um jeito negro de ser e viver”: (re) inventando a vida no contexto da pandemia da covid-19 – o que dizem as crianças negras e suas mães. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1229-1254, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1229.
FRANCO, Zilda Glaucia Elias; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; PRATA, Welton de Araújo. Educação Infantil no contexto amazônico: experiências em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 244-268, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78988.
GEPPECI. Grupo de Estudos e Pesquisas e Pedagogias e Culturas Infantis. Webnário Infâncias e Educação Infantil em Tempos de Pandemia. Maceió (Transmissão online): Universidade Federal de Alagoas, 18 jun. a 01 jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC78d98Iz2-iZa0v1W3qSnoQ.
GOBBI, Márcia Aparecida; PITO, Juliana Diamente; MELEÁN, Simone Maria Magalhães. Crianças e mulheres e nós-nada: reflexões a partir das vidas em despejo no acampamento Campo Grande do MST. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1255-1280, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1255.
GOMES, Elisabete Xavier. Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância: perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 269-290, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79039.
MACEDO, Elina Elias. Desigualdade e pandemia nas vidas das brasileirinhas e dos brasileirinhos. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1404-1419, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1404.
MANTOVANI, Susanna; VIEIRA, Daniela Aparecida. Depoimento sobre o fechamento das creches na itália: como resistir à incerteza em tempos de pandemia? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1197-1205, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.
MBEMBE, Achile. Necropolítica. Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, v. 2, 2016. Disponível: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169.
MELLO, Ana Maria Araújo; NEGREIROS, Fauston; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Caderno de Direitos – Retorno à creche e à escola: Direitos das crianças, suas famílias e suas/seus educadoras/es - gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os. Piauí: FRENTE NORDESTE CRIANÇA/EDUFPI, 2020. 34pp. 17fls. (Círculo Temático Violência e Direitos Humanos - Subgrupo 8 - Políticas Públicas). Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Caderno_Direitos_-_EDULPI_com_ISBN20200725103619.pdf
NOAL, Mirian Lange; SILVA, Denise. Crianças pequenas terena: reencontros ancestrais em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1332-1363, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1332.
NUNES, Míghian Danae Ferraira. Educação antirracista para crianças pequenas: ideias para começar um novo mundo. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 58-76, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79002.
PADULA, Isabella Brunini Simões. Construindo movimentos: uma conversa em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 333-341, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78398.
PEREIRA, Fábio Hoffmann. Atuação dos fóruns de defesa da Educação Infantil em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 291-315, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78977.
PUENTE, Beatriz. Número de crianças baleadas na Região Metropolitana do Rio cresceu 267% em 2020. CNN Brasil, 10 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/01/10/numero-de-criancas-baleadas-na-regiao-metropolitana-do-rio-cresceu-267-em-2020.
RAMOS, Márcia Mara; LEITE, Valter de Jesus; REZENDE, Janaína Ribeiro de. As crianças sem terrinha e o enfrentamento à pandemia de covid-19: como brincar, sorrir e lutar nesse contexto? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1305-1331, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1305.
RATUSNIAK, Célia; MAFRA, Ivanilde dos Santos; SILVA, Vanderlete Pereira da. A travessia das infâncias no Amazonas no contexto de distanciamento social. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1364-1382, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1364.
RIGOLON, Wilma. Pedagogia e Infâncias: um estado de alerta. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1504-1514, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1504.
SANTOS, Alana Barros. Retratos da pandemia no bairro da levada: infância e crise em um “bairro de periferia”. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1465-1477, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1465.
SANTOS, Natália Francisca Cardia dos; SILVA, Adriana Alves da; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Resistir para/com a infância continuar a existir: transcrição de 21 lives sobre infâncias e Educação Infantil na pandemia de Covid-19. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. 42, p. 852-1174, jul./dez., 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p726.
SANTOS, Joedson Brito dos; CORREIA, Maria Aparecida Antero. Políticas públicas de Educação Infantil em contexto de pandemia: considerações a partir da realidade de Brasil e Itália. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 195-220, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79038.
SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177.
SARMENTO, Teresa; SILVA, Daniela. “Queo a minha Shela, queo os amigos”: refletir o isolamento social de bebés em tempos de pandemia, na base de uma experiência vivida em Portugal. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1206-1228, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1206.
SILVEIRA, Juliano. O teletrabalho coletivo durante a pandemia da covid-19: um relato de experiência na Educação Infantil de Florianópolis. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 316-332, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e76802.
SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho; CIDADE, Camilla de Almeida Santos; CARDOSO, Vanessa Clemente. Maternidades plurais: Os diferentes relatos aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia. Belford Roxo: Bindi, 2020. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGQ0blpHqmKVLyEbecwRh44hWQB873Mh_UxQGYysA39iSzQQ/viewform.
SOUZA, Fernanda Cristina de. É preciso erguer a voz: diálogos sobre movimentos sociais, infâncias e pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1383-1403, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1383.
SOUZA, Marcia Lucia Anacleto de. (In)visíveis? crianças quilombolas e a necropolítica da infância no Brasil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1281-1304, dez./dez., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1281.
TAVARES, Maria Tereza Goudard; PESSANHA, Fabiana Nery de Lima; MACEDO, Nayara Alves. Impactos da pandemia de covid-19 na Educação Infantil em São Gonçalo/RJ. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 77-100, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78996.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.