Grupos de Pesquisa na Educação Infantil: contextos e trajetórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79699

Palavras-chave:

feminismos, feminismo camponês e popular, mulheres camponesas.

Resumo

Este artigo trata dos primórdios da formação de grupos de pesquisa voltados à Educação Infantil no Brasil, desde final dos anos de 1970. Inicialmente, são analisados aspectos relativos a trabalhos produzidos sobre a educação e a infância brasileira em creches e pré-escolas, num momento e num contexto em que a prática de investigação em grupos de pesquisa institucionalizados não era ainda comum entre pesquisadores nas universidades. Em seguida, o artigo aborda a criação de espaços políticos que tiveram forte atuação no que diz respeito à área da Educação Infantil, a saber: os fóruns estaduais de Educação Infantil e o Movimento lnterfóruns de Educação Infantil no Brasil/MIEIB. Ao final, o texto faz considerações sobre a constituição dos grupos de pesquisa, sua organização política e seu legado para temáticas e atuação em pesquisa, ação política e intervenção prática que se mostram urgentes no momento atual, no que se refere à produção, circulação, intercâmbio e implementação de resultados de pesquisas.

Biografia do Autor

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (1981), Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Pós-doutorado na New York University. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena: o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos, o Grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC), o Curso Trajetórias Judaicas no Rio de Janeiro, realizado em convênio PUC-Rio e Museu de Arte do Rio/MAR; o Projeto Yiddish como Resistência e experiência identitária. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita, estudos judaicos. Seus principais autores de estudo e reflexão são: Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Martin Buber, Paulo Freire, Leandro Konder e Hilton Japiassu. 

Maria Fernanda Nunes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro (RJ), Brazil

Professora Titular-Livre em Educação Infantil do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, formação, alfabetização e currículo. Coordena o grupo de pesquisa Educação Infantil e políticas públicas (EIPP). 

Julia Baumann Campos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2014), Especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018) e atualmente é Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalha como Orientadora Educacional no setor da Educação Infantil da Escola Eliezer Max, no Rio de Janeiro. Faz parte do corpo docente da Especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e atua em consultório particular como psicóloga clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação. Interesse em estudos da infância, cultura, memória, diálogo e projetos realizados em espaços não formais de educação. 

Referências

ABRAMOWICZ, Anete. Educação após-Auschwitz revisitada em tempos de pandemia. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 29 (Edição Especial), p. 4-11, Out/2020.

BORBA, Angela. Análise crítica da ação pedagógica no Pré-Escolar do Município do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1987.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria Geral. III Plano Setorial de Educação Cultura e Desporto 1980/1985. Ed. Brasília, 1982.

BRASIL. Decreto 10.630 de 12 de fevereiro de 2021 altera o Decreto 9.847 e regulamenta a lei 10.826.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução e introdução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Moraes, 1977.

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. Tradução Marta. E. S. Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BUBER, Martin. Sobre Comunidade. Tradução Newton Aquiles Von Zuben. Introdução Marcelo Dascal e Oscar Zimmermann. Campinas, Perspectiva, 1987.

CAMPOS, Maria Machado Malta. Assistência ao pré-escolar: uma abordagem crítica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, n.28, p. 53-59, 1979.

CAMPOS, Maria Machado Malta; PATTO, Maria Helena Souza; MUCCI, Cristina. A creche e a pré-escola. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, n. 39, p. 35-42, 1981.

CERISARA, Ana Beatriz. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

CID, Lucia de Araújo. Escrever é conhecer. In: CID, Lucia de Araújo; GENESCA, Ana Carpenter Pró-saber: Imaginação e Conhecimento. Rio de Janeiro: Pró-Saber, 1ed, 2014.

CRAIDY, Carmem Maria. A Psicogênese da Alfabetização. Revista Pedagógica, Belo Horizonte, v. 6, n.32, p. 14-15, 1988.

GROSSI, Esther Pillar; MARZOLA, Norma Regina; CRAIDY, Carmem Maria. Uma Proposta Didática Para Alfabetização de Crianças das Classes Populares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 64, n.148, p. 208-216, 1983.

CRAIDY, Carmem Maria. A questão da criança na constituição. Cadernos Anped, p. 37-42, 1989.

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. É importante alfabetizar a criança na pré-escola?. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 1, n.7, p. 27-41, 1981.

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. (Org.). O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Editora Pioneira, 1998.

KRAMER, Sonia. A ideia de infância na pedagogia contemporânea. Revista de Educação AEC, 1978, v. 30, p. 12-34.

KRAMER, Sonia. Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, n. 42, p. 54-62, ago/1982.

KRAMER, Sonia. O papel social da pré-escola. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, n. 58, p. 77-81, ago/1985a.

KRAMER, Sonia. Alfabetização: dilemas das práticas. São Paulo: Dois Pontos, 1985b.

MACEDO, Nélia Mara Rezende.; FLORES, Renata, Lucia, Baptista. O retorno às crianças como etapa da pesquisa feita com elas: caminhos e desafios. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Org.) Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: NAU Ed., 2012. p. 237-258.

MAUDONNET, Janaina Vargas de Moraes. O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e seus efeitos nas políticas públicas. Educ. Soc. [online]. 2020, vol.41

NUNES, Deise Gonçalves. Da roda à creche – proteção e reconhecimento social da infância de 0 a 6 anos. Tese (Tese de Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

NUNES, Deise Gonçalves. O Movimento Interfóruns de Educação Infantil: a construção de uma identidade cultural e política. In: Reunião anual da ANPED, 33, Caxambu, 2010. Anais. Rio de Janeiro: ANPED, 2010.

NUNES, Maria Fernanda; CORSINO; Patricia. (2012). A institucionalização da infância: antigas questões e novos desafios. In: CORSINO (org.). Educação infantil: cotidiano e políticas (pp. 13-30). Campinas, SP: Autores Associados.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Propostas para o atendimento em Creches no Município de São Paulo. Revista Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 56, P. 39-65, 1986.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Propostas para o atendimento em creches: histórico de uma realidade. Ciência e Cultura, v. 37, n.7, p. 895-896, 1985.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Daycare as substitute mother care or as a diverse socialization context? Cahiers De Psycologie Cognitive, v. 1, n. 15, p. 314-0, 1985.

PENA, Alexandra Coelho; NUNES, Maria Fernanda Rezende; KRAMER, Sonia. FORMAÇÃO HUMANA, VISÃO DE MUNDO, DIÁLOGO E EDUCAÇÃO: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E MARTIN BUBER. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, e172870, 2018. Acesso em: fev. 2021.

PEREIRA, Rita. Marisa. Ribes. Pesquisa com crianças. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende. Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: NAU Ed., 2012, p. 59-85.

PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Editora Contexto, 2008.

POPPOVIC, Ana Maria. Alfabetização: um problema interdisciplinar. Caderno de Pesquisa, São Paulo, p. 71-86, 1981.

POPPOVIC, Ana Maria. Em defesa da pré-escola. Cadernos de Pesquisa (Fundação CarlosChagas), São Paulo, n. 50, p. 53-57, ago/1984.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil no Brasil. 1. ed. Florianópolis: UFSC/NUP-CED, 1999.

ROSEMBERG, Fúlvia; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. (Org.). Mulher brasileira: bibliografia anotada. São Paulo: Brasiliense, 1979. v. 2.

ROSEMBERG, Fúlvia; PINTO, Regina. A educação da mulher. São Paulo: Nobre, 1982. v. 1.

ROSEMBERG, Fúlvia; BRUSCHINI, Cristina. (Org.). Trabalhadoras do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982.

ROSEMBERG, Fúlvia; CAMPOS, Maria Machado Malta; PINTO, Regina. Creches e pré-escolas. São Paulo: Nobel, 1982.

ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas públicas e a condição feminina. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1983.

ROSEMBERG, Fúlvia. Creches: participação ou auto assistencialismo comunitário?. Revista da Ande, São Paulo, n. 2, 1980.

ROSEMBERG; CAMPOS, Maria Malta; PINTO, Regina. Creches e pré-escolas. São Paulo: Nobel, 1982.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Interação entre fatores biológicos, socioeconômicos e culturais no desenvolvimento mental e desempenho escolar da criança desnutrida. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 29, p. 37-49, 1979.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. O apego e as reações da criança à separação da mãe – uma revisão bibliográfica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 48, p. 3-19, 1984.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Mãe & Criança/Separação & Reencontro. São Paulo, Edicon, 1986.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 294 PP., 2019.

SOUZA, Solange Jobim e. Pré-escola: em busca de suas funções. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), São Paulo, v. 48, n.48, p. 74-76, 1984a.

SOUZA, Solange Jobim e. Tendências e fatos na educação pré-escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 51, n.51, p. 47-51, 1984b.

SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. Educação ou tutela – a criança de 0 a 6 anos. São Paulo: Loyola, 118p., 1988.

TEIXEIRA, Elizabeth.; OLIVEIRA, Ivanilde. Apoluceno. de. Cuidados Éticos na Pesquisa. In: MARCONDES, Maria. Inês.; TEIXEIRA, Elizabeth.; OLIVEIRA, Ivanilde. Apoluceno. de. Metodologias e Técnicas de Pesquisa em Educação. Belém: EDUEPA, p. 09-24, 2010.

UNESCO. Os Serviços para a Criança de 0 a 6 anos no Brasil – algumas considerações sobre o atendimento em creches e pré-escolar e sobre a articulação de políticas. Brasília: UNESCO Brasil, 2003.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Repercussão do desenvolvimento psicomotor no comportamento de leitura/escrita. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1980.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Social Interaction in a Creche. Tese de Doutorado – University of Sussex, Inglaterra. 1987.

VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Mal necessário: creches no Departamento Nacional da Criança (1940-1970). Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 1, p. 3-16, 1988.

VIEIRA, Lívia Maria Fraga.; MELO, Regina Lúcia Couto. Creche Comunitária? Casinha da Vovó?: prática de manutenção/prática de educação. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 1, p. 60-78, 1987.

Publicado

2021-11-09