Grupos de Pesquisa na Educação Infantil: contextos e trajetórias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79699Palavras-chave:
feminismos, feminismo camponês e popular, mulheres camponesas.Resumo
Este artigo trata dos primórdios da formação de grupos de pesquisa voltados à Educação Infantil no Brasil, desde final dos anos de 1970. Inicialmente, são analisados aspectos relativos a trabalhos produzidos sobre a educação e a infância brasileira em creches e pré-escolas, num momento e num contexto em que a prática de investigação em grupos de pesquisa institucionalizados não era ainda comum entre pesquisadores nas universidades. Em seguida, o artigo aborda a criação de espaços políticos que tiveram forte atuação no que diz respeito à área da Educação Infantil, a saber: os fóruns estaduais de Educação Infantil e o Movimento lnterfóruns de Educação Infantil no Brasil/MIEIB. Ao final, o texto faz considerações sobre a constituição dos grupos de pesquisa, sua organização política e seu legado para temáticas e atuação em pesquisa, ação política e intervenção prática que se mostram urgentes no momento atual, no que se refere à produção, circulação, intercâmbio e implementação de resultados de pesquisas.
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