Associação de professores Rosa Sensat: a construção de redes de cumplicidade em torno de uma formação ética e política em defesa da infância e dos direitos das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e81104

Resumo

A entrevista que aqui apresentamos foi realizada com a professora Rosa Ferrer Braut, membro do Conselho de Administração da Associação de Professores Rosa Sensat, do Conselho de Redação da revista “Infância Catalunha” e da equipe de redação e coordenação da revista “Infância Latino-americana”. Especialista em educação infantil, atuou em instituições públicas como professora de meninos e meninas de 0 a 6 anos, formadora de famílias e de profissionais da área da educação. A entrevista focaliza a trajetória da Associação de Professores Rosa Sensat e seu compromisso com uma escola democrática, voltada à construção de práticas pedagógicas e políticas de formação de professores(as) sustentados(as) na defesa e garantia dos direitos das crianças.

Biografia do Autor

Andréa Simões Rivero, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Chapecó, Santa Catarina

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil, Infância e Crianças (GRUPEI/UFFS). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (GEPEI/UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1997), Mestre em Educação Infantil (UFSC, 2001) e Doutora em Educação (UFSC, 2015). Pós-Doutora em Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal (UP, 2019). Integrante do Fórum Catarinense de Educação Infantil (FCEI).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em contextos de educação infantil, infância e direitos das crianças, o brincar em uma perspectiva sociocultural. 

Regina Ingrid Bragagnolo, Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina no Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI/CED. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, políticas públicas, violências e infância.

Referências

CORBELLA, Manel Risques. La Dictadura Franquista. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 2, p. 170-197, jul./out., 2015. http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index.

MATA i GARRIGA. La escuela de maestros Rosa Sensat de Barcelona. Perspectivas. Barcelona, v. XV, n. 1, p. 129-135,1985.

Downloads

Publicado

2022-03-21