Divisão sexual do trabalho e diversidade linguística na subalternização das infâncias: opressões étnicas, linguísticas e culturais na reprodução das desigualdades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81129

Resumo

O artigo, a partir de uma pesquisa documental, analisa opressões étnicas, linguísticas e culturais que operam simultaneamente, focando nas crianças pomeranas e manauaras em condições de desigualdades, investigando nos documentos que orientam as políticas públicas para a Educação Infantil. Buscamos explicitar um sistema que atua para homogeneizar as infâncias, negando e excluindo as diferenças e questionamos: para que e por que propor um único programa de leitura e escrita na Educação Infantil num país com 274 diferentes línguas faladas? Na articulação da diversidade linguística com a divisão sexual do trabalho, evidenciando a indissociabilidade do cuidado e da educação de filhas e filhas pequenas/os, visamos contribuir na construção de uma Pedagogia descolonizadora, apontando neste percurso desafios das políticas públicas para a Educação Infantil brasileira.

Biografia do Autor

Adriana Alves da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2014), com estágio de doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) na Itália (2012), junto à Università degli Studi Milano-Bicocca, em ambos estudos de pós graduação foi bolsista do CNPq. Realizou o mestrado em Multimeios (Depto de Cinema) pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e é licenciada em Pedagogia (Faculdade de Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Como trabalhos mais relevantes destaca: atuação docente no Ensino Superior público em cursos de Pedagogia, na Educação Infantil das redes municipais de Campinas e Florianópolis, como pesquisadora no PRONERA/Incra SP com Educação do Campo na interface entre a educação, direitos humanos, politicas públicas e os movimentos sociais do campo; com projetos de extensão universitária e formação para autogestão junto à ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da UNICAMP. De 2016 à 2020 dedicou-se a docência como Professora substituta na Faculdade de Educação/FAED da Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC atuando junto aos cursos de Pedagogia, Geografia e História; anteriormente (2013-2015) foi docente colaboradora no Centro de Ciências da Educação/CED da Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC na área de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental; também atua na formação continuada da Educação Infantil das redes municipais de Florianópolis e São José. Tem experiências na área de educação e direitos humanos, com formação de professores/as, movimentos sociais e linguagens audiovisuais, atuando principalmente com os seguintes temas: educação infantil e anos iniciais - pedagogia da infância 0 a 10, direitos humanos, movimentos sociais e as politicas públicas, relações de gênero, étnico raciais, infâncias e diversidades.

Rosali Rauta Siller, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora do Departamento de Teoria e Práticas de Ensino-DTEPE do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui Graduação em Pedagogia- Orientação Educacional pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980), Graduação em Pedagogia- Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1987),Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2011). Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação-PPGE/UFES, sob a supervisão da Professora Dr.ª Vania Carvalho de Araújo (2019). Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil-Nedi. Membro dos Grupos de Pesquisa: Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC- www.iesc.pro.br (Diretório CNPQ); GEPEDISC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural e Grupo Culturas, parcerias e educação do campo. Tem experiência na área de Educação Básica, atuando como Pedagoga na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio e no Ensino Superior, atuando nos seguintes temas de estudos e pesquisas: Infância e Cidade, Migrações, Bilinguismos, Infâncias pomeranas. Participou da Missão de Estudos na FLACSO/Buenos Aires no período de setembro a dezembro de 2010.

Vanderlete Pereira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Especialista em Educação Infantil (1996), pelo Centro Universitário Luterano de Manaus, Mestre em Educação (2012), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) - linha Culturas Infantis e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC. Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Curso de Pedagogia, ministra disciplinas relacionadas aos temas: criança e infâncias. Integra o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Referências

ASSUMPÇÃO, Adriana Maria; AGUIAR, Gabriela de Azevedo. “Você precisa falar português com seu filho”- desafios para o processo de inclusão de crianças imigrantes em escolas do Rio de Janeiro. Revista Iberoamericana de Educação. V. 81, p. 167-189, 2019.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. (Feminismos plurais).

BAHIA, Joana. O tiro da Bruxa: identidade, magia e religião entre camponeses pomeranos do Estado do Espírito Santo. 2000. 328p. 2v. Tese (Doutorado). Departamento de Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000

BENETTI, Pablo Cesar; VAINER, Carlos Bernardo. Migrações e metrópole. Travessia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 5-9, set./dez. 1988.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas). V. 1.

BEZERRA, Cecília Braga. Distantes do Berço: impactos psicológicos da imigração na infância. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia, Florianópolis. 2016. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176662. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 21 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília, DF: MEC/ Secretaria de Educação Básica/DPE/COEDI, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pol_inf_eduinf.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2006a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. IBGE. Censo demográfico. 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 10 mar. 2021.

CAMPOS, Maria Malta. Esta creche respeita criança: critérios para a unidade creche. In: CAMPOS, Maria Malta. ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 6. ed. Brasília: MEC/SEF/DPEF/COEDI, 2009.

DELBONI, Juber Helena Baldotto. A escola com classes multisseriadas: memórias na mediação fotográfica. Curitiba: Appris, 2018.

DIEGUES, Manuel Júnior. Imigração, urbanização e industrialização. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1964.

DEMARTINI, Zeila de B. Relatos orais, imigração e infância. III ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. Caxambu/MG, 2006 (mimeo).

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: Edufba, 2008.

FERNANDES, Bernardo Mançano; CERIOLI; Paulo Ricardo.; CALDART, Roseli Salete. Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo”, Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

GARCIA, Cecília. Infância e diáspora: como sente - e como a escola pode receber - uma criança imigrante? 2015. Portal Aprendiz. Disponível em https://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/12/18/infancia-e-diaspora-como-se-sente-e-como-escola-pode-receber-uma-crianca-imigrante/ Acesso em: 25 abr. 2021.

GOES, José Roberto de; FLORENTINO, Manolo. Crianças escravas, crianças dos escravos. In: PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto,2007. p. 177-191.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa [online]. 2009, v.37, n.132, p. 595-609.

KOHCRAUSCH, Simone. A Educação Infantil em Nova Hartz: de sua origem a novas possibilidades. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.2006. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio Dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2019.

MAHER, Terezinha de Jesus Machado. A criança indígena do falar materno ao falar emprestado. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo). São Paulo: Autores Associados, 2005. p.75-108.

MAHER, Terezinha Machado. Definições de infância na Amazônia ocidental indígena: a perspectiva local e o etnocentrismo. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.31, n.61, p.237-254, nov. 2013.

MAHER, Terezinha. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: Stella Maris Bortoni-Ricardo Cavalcanti. Marilda. C. (Orgs.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 67-96.

MARTINS, Jose de Souza. Regimar e seus amigos- A criança na luta pela terra e pela vida. In: O Massacre dos inocentes - a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hicitec, 1991. p.51- 8.

NASCIMENTO, Maria Letícia. MORAIS. Carolina Grandino Pereira de. (In) visibilidade das crianças imigrantes na cidade de São Paulo: questões para pensar a cidadania da pequena infância. V.27. n.2. Revista Espaço Pedagógico[online].Passo Fundo, p.437-458. Maio/Ago. 2019. Disponível em: www.ufp.br/seer/index.php/rep.Espaço Pedagógico. Acesso em: 13 mar. 2021.

RATUSNIAK, Célia; MAFRA, Ivanilde dos Santos; SILVA, Vanderlete Pereira. A travessia das infâncias no Amazonas no contexto de distanciamento social. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. especial, p. 1364-1382, dez./ dez. 2020.

ROSEMBERG. Fúlvia. A política de creche respeita criança: critérios para políticas e programas de creche. In: CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 6.ed. Brasília: MEC/SEF/DPEF/COEDI, 2009. 44p. p. 21.

SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. 19. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.

SILLER, Rosali Rauta. A construção da subjetividade no cotidiano da educação infantil. 1999. 214p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. 1999.

SILLER, Rosali Rauta. DIVERSIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL: O DIREITO DAS CRIANÇAS POMERANAS À DIFERENÇA. In: VII Congresso Paulista de Educação Infantil/ IV Simpósio Internacional de Educação Infantil, 2020, São Paulo. Anais [...], 2020, p. 1-2.

SILLER, Rosali Rauta. Infância, educação infantil, migrações. 2011. 261p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

SILVA, Adriana A.; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Da Comédia Infantil: entrelaçando gêneros, classes, raças e infâncias estrangeiras. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. 43, p. 444-470, jan./jun., 2021.

SILVA, Clara. Insegnare e apprendere la lingua seconda nel contesto migratorio. Il caso dell’Italia. Educação. Santa Maria. v. 44. 2019 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Acesso em: 19 mai. de 2021.

SILVA, Vanderlete Pereira. Diversidade cultural e resistência: as mulheres manauaras e a educação das crianças pequenininhas. In: Pesquisas e Pedagogias: Educação para as diferenças. Barreiro, Alex; Cavalcante, Nélia Aparecida da Silva; Faria, Ana Lúcia Goulart de (Orgs.). Uberlândia: Navegando Publicações, 2020, pp 221-240.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

SUAREZ, Joana et al. Sem escola, sem recreio, sem futuro. Repórter Brasil, 22 mar. 2021. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2021/03/sem-escola-sem-recreio-sem-futuro/. Acesso em: 10 abr. 2021.

TEÓFILO, Sarah. Yanomamis denunciam morte de nove crianças indígenas com suspeita de covid-19. Correio Brasiliense, 28 jan. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/01/4903250-yanomamis-denunciam-morte-de-nove-criancas-indigenas-com-suspeita-de-covid-19.html. Acesso em: 10 abr. 2021.

TRESSMANN, Ismael. Da sala de estar à sala de baile: estudo etnolinguístico de comunidades camponesas pomeranas do Estado do Espírito Santo. Tese de Doutorado em Linguística. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

TUBINO, Fidel. Del interculturalismo funcional al interculturalismo crítico. Lima: PUC-pe, 2004. Disponível em: http:www.pucp.edu.pe/invest/ridei/pdfs/inter_funcional.pdf. 2004. Acesso em: 01 abr. 2021.

TURRA, Maria de Lourdes. Escola, homogeneidade e diversidade cultural. In: GONÇALVES, Maria Alice Resende (org.). Educação e Cultura: pensando em cidadania. Rio de Janeiro: Quartet, 1999.

VAINER, Carlos Bernardo. Estado e migrações no Brasil. Anotações para uma história das políticas migratórias. Travessia: revista do imigrante. Publicação do CEM. Ano XIII, n.36, jan-abr, p.15-3, 2000.

VIANA, Talita Bedinelli. A luta por terras e pelo resgate da memória dos gamela, apagada desde o Brasil colônia. El País Brasil, 7 maio 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/06/politica/1494107739_378228.html. Acesso em: 10 abr. 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e educação intercultura. Exposição apresentada no Seminario “Interculturalidad y Educación Intercultural”, organizado pelo Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, Jorge., Tapia, Luis; WALSH, Catherine. (Eds.). Construyendo Interculturalidad Crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración, 2010. p. 75-96.

Publicado

2021-08-16