De volta para casa: ensino doméstico versus educação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81140

Resumo

O ano de 2020 lembrou-nos da fragilidade humana pelo efeito da pandemia gerada pelo vírus Sars-Cov-2, e que se conhece pelo nome da doença que ele gera: o Covid-19. A quarentena declarada em muitos países para mitigar o contágio trouxe transformações na forma de realizar a educação formal, a principal delas o desenvolvimento de aulas remotas que reforçaram a ideia do ensino doméstico ou Homeschooling como uma alternativa para o ensino escolar. Nessa direção, no artigo argumenta-se que ainda seja certo que algumas das transformações sofridas nas práticas escolares neste tempo vão mudar os modos de fazer escola, também é certo que a forma escola é um cronotopo, um espaço-tempo que permite às crianças e jovens a construção de ferramentas para acessar o mundo e construir mundos possíveis.

Biografia do Autor

Dora Lilia Marín-Díaz, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Doctora en Educación. Facultad de Artes. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá, Colombia

Ana Cristina León-Palencia, UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA NACIONAL / PROFESORA

Magister en Educación. Facultad de educación. Universidad Pedagógica Nacional. Bogotá, Colombia

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Publicado

2021-08-16