De volta para casa: ensino doméstico versus educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81140Resumo
O ano de 2020 lembrou-nos da fragilidade humana pelo efeito da pandemia gerada pelo vírus Sars-Cov-2, e que se conhece pelo nome da doença que ele gera: o Covid-19. A quarentena declarada em muitos países para mitigar o contágio trouxe transformações na forma de realizar a educação formal, a principal delas o desenvolvimento de aulas remotas que reforçaram a ideia do ensino doméstico ou Homeschooling como uma alternativa para o ensino escolar. Nessa direção, no artigo argumenta-se que ainda seja certo que algumas das transformações sofridas nas práticas escolares neste tempo vão mudar os modos de fazer escola, também é certo que a forma escola é um cronotopo, um espaço-tempo que permite às crianças e jovens a construção de ferramentas para acessar o mundo e construir mundos possíveis.
Referências
BIESTA, Gert. Devolver la enseñanza a la educación. Una respuesta a la desaparición del maestro. Pedagogía y Saberes, n. 44, p. 119.129, 2016. DOI: 10.17227/01212494.44pys119.129. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/4069.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem. Educação democrática para um futuro humano. Belo horizonte: Autêntica, 2013.
CABO, Carlos. El homeschooling en España: descripción y análisis del fenómeno. Tesis para optar al título de Doctor en Pedagogía. España: Universidad de Oviedo, 2012.
CASTELLANOS, Emma y SANCHEZ, Ángela. Proyecto Ley Homeschooling: Educación en Casa. Colombia: Congreso de la República de Colombia, 2020.
CLAPARÈDE, Édouard. La educación funcional. España: Biblioteca Nueva. Ministerio de Educación y Ciencia, 2007.
FAIRFIELD, Roy; ROSEN, Summer; JUDSON, Jerome; GREENE, Maxine y PEARL, Arthur. Un mundo sin escuelas. México: Nueva Imagen, 1982.
GUTERSON, David. Family matters: why homeschooling makes sense. New York: Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company, 1992.
HOLT, Jhon. How Children fail? Penguin Education, 1995.
HOMESCHOOLINGBRASIL. O que é Homeschooling (Educação Domiciliar)? s.f. Disponível em: https://homeschoolingbrasil.info/o-que-e-homeschooling-educacao-domiciliar/ Consultado: 10 de abril 2021.
ILLICH, Iván. Después de la escuela ¿qué? En: ILLICH, I.; GINTIS, H., GREER, C.; POSTMAN, N.; GROSS, R.; FAIRFIEL, R.; SUMMER, R.; JEROME, J.; GREENE, M. y PEARL, A. Un mundo sin escuelas. México: Nueva Imagen, 1977.
ILLICH, Iván. Obras reunidas I. Fondo de Cultura económica, 2011.
KANT, Immanuel. Pedagogía. España: Akal, 2003.
MARÍN-DÍAZ, Dora. Interés por el gobierno y gobierno a través del interés: constitución de la naturaleza infantil. Pedagogía y Saberes. Facultad de educación - Universidad Pedagógica Nacional. n.37. jul 2013, p. 37-48.
MARÍN DÍAZ, Dora y PARRA LEÓN, Gustavo. El poliedro de los saberes escolares. Praxis & Saber, Vol. 8 n° 17, May 2017, p. 103–123. https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n17.2018.7203
MARÍN-DÍAZ, Dora. Interés por el gobierno y gobierno a través del interés: constitución de la naturaleza infantil. Pedagogía y Saberes, n. 37, p. 37–48, 2012. DOI: 10.17227/01212494.37pys37.48. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/1876.
MARSHALL, Dan y VALLE, James. Public School Reform: Potential Lessons form the Truly Departed. Education Policy Analysis Archives. Vol. 4, n. 12, 1996.
NARODOWSKI, Mariano. y BOTTA, Mayra. La mayor disrupción posible en la historia de la pedagogía moderna: Ivan Illich. Pedagogía y Saberes, Bogotá, n. 46, p. 45.54, junio. 2017.
NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos y MARÍN-DÍAZ, Dora. En defensa de la experiencia escolar. Fortalecer las fronteras de la escuela. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 4, p. 607–621, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i4.8648826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648826.
NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos y MARÍN-DÍAZ, Dora. La pedagogía considerada como campo discursivo. Pedagogía y saberes. n.50. enero, 2019, p. 29-49.
ROTHERMEL, Paula. Can We Classify Motives for Home Education? Evaluation and Research in Education. Vol 17, Nº 2 y 3. School of Education, University of Durham, UK, p. 74-89, 2003.
STEVENS, Mitchell. Kingdom of children: Culture and controversy in the home schooling movement. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2001.
SIMONS, Maarten. y MASSCHELEIN, Jan. Defensa de la escuela. una cuestión pública. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2014.
VAN GALEN, Jane. Explaining home education: parent’s accounts of their decision to teach their own children. The Urban Review, 19 (3), p. 161-177, 1987.
VAN GALEN, Jane. Ideologues and pedagogues: Parents who teach their children at home. In: VAN GALEN, Jane y PITMAN, Mary. (Eds.). Home schooling: Political, historical, and pedagogical perspectives. Norwood, NJ: Ablex, p. 63–76, 1991.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.