A pesquisa com/sobre bebês no Nupein: análise da trajetória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e81271

Resumo

O artigo trata da trajetória e contribuições dos estudos com e sobre os bebês, sua educação e cuidado no contexto da creche, desenvolvidos no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram analisadas todas as pesquisas, de mestrado e doutorado, desenvolvidas pelos membros do núcleo, durante seus 30 anos de existência, com uma primeira dissertação defendida sobre o tema em 2000 e a última em 2019. A análise dos trabalhos permitiu a delimitação de 9 categorias temáticas: bebês; cuidado; docência; relações; corpo; linguagens; brincadeira; inserção e famílias, que foram reagrupadas em três categorias centrais: bebês; docências-relação e cuidado-corpo. Os estudos analisados representam uma produção contínua e dialógica entre as pesquisadoras do Nupein, na interface entre a Pedagogia da Infância e outros campos de conhecimento. E, consequentemente, um movimento crescente de refinamento do construto teórico que tem auxiliado de forma significativa a dar visibilidade aos bebês e a especificidade de seus processos educativos.

Biografia do Autor

Angela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Pedagogia - Educação Infantil (1999) e Mestre em Educação Infantil (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2010) e pós-doutoranda em Gestão da Política Pública na Universidade de São Paulo (2019-2020). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná. Professora visitante na Université Paul Sabatier - Toulouse, França de novembro de 2019 a maio de 2020. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora da linha de pesquisa "Diversidade, diferença e desigualdade social em Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Research Committee 53 - Sociology of Childhood da International Sociological Association (ISA) e do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, polícias públicas e educação infantil, desigualdades sociais e educacionais, avaliação na educação infantil

Rosinete Valdeci Schmitt, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2014), linha de pesquisa Ensino e Formação de educadores; Doutoramento Sanduíche na Universidade do Porto - Portugal (PDSE-CAPES).;Mestrado em Educação pela UFSC (2008) na linha de pesquisa Educação e Infância; Especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (1997) e Graduação em Pedagogia pela UDESC (1996). Professora de Educação Infantil efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (PMF), atuando atualmente como como Assessora Pedagógica e Professora Formadora no Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento/NUFPAEI da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Os interesses de trabalho e pesquisa versam sobre os seguintes temas: infância , bebês, docência com bebês; relações sociais e culturais na educação infantil; processo de inserção na educação infantil. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). 

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Publicado

2021-11-09