A pesquisa com/sobre bebês no Nupein: análise da trajetória
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e81271Resumo
O artigo trata da trajetória e contribuições dos estudos com e sobre os bebês, sua educação e cuidado no contexto da creche, desenvolvidos no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram analisadas todas as pesquisas, de mestrado e doutorado, desenvolvidas pelos membros do núcleo, durante seus 30 anos de existência, com uma primeira dissertação defendida sobre o tema em 2000 e a última em 2019. A análise dos trabalhos permitiu a delimitação de 9 categorias temáticas: bebês; cuidado; docência; relações; corpo; linguagens; brincadeira; inserção e famílias, que foram reagrupadas em três categorias centrais: bebês; docências-relação e cuidado-corpo. Os estudos analisados representam uma produção contínua e dialógica entre as pesquisadoras do Nupein, na interface entre a Pedagogia da Infância e outros campos de conhecimento. E, consequentemente, um movimento crescente de refinamento do construto teórico que tem auxiliado de forma significativa a dar visibilidade aos bebês e a especificidade de seus processos educativos.
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