Research with/about babies in Nupein: analysis of the trajectory

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e81271

Abstract

The article deals with the trajectory and contributions of studies with and about babies, their education and care in the context of the nursery, developed at the Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Pequena Infância (Nupein) at the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). All research, master's and doctoral, developed by the members of the nucleus, during its 30 years of existence, were analyzed, with a first dissertation defended on the theme in 2000 and the last one in 2019. The analysis of the works allowed the delimitation of 9 theme categories: babies; care; teaching; relations; body; languages; play; insertion and families, which were grouped into three central categories: babies; teaching-relations and care-body. The analyzed studies represent a continuous and dialogical production among Nupein researchers, at the interface between Pedagogy of Childhood and other fields of knowledge, in a growing movement to refine the theoretical construct that has significantly helped to give visibility to babies and specificities of educational processes.

Author Biographies

Angela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Pedagogia - Educação Infantil (1999) e Mestre em Educação Infantil (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2010) e pós-doutoranda em Gestão da Política Pública na Universidade de São Paulo (2019-2020). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná. Professora visitante na Université Paul Sabatier - Toulouse, França de novembro de 2019 a maio de 2020. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora da linha de pesquisa "Diversidade, diferença e desigualdade social em Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Research Committee 53 - Sociology of Childhood da International Sociological Association (ISA) e do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, polícias públicas e educação infantil, desigualdades sociais e educacionais, avaliação na educação infantil

Rosinete Valdeci Schmitt, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2014), linha de pesquisa Ensino e Formação de educadores; Doutoramento Sanduíche na Universidade do Porto - Portugal (PDSE-CAPES).;Mestrado em Educação pela UFSC (2008) na linha de pesquisa Educação e Infância; Especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (1997) e Graduação em Pedagogia pela UDESC (1996). Professora de Educação Infantil efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (PMF), atuando atualmente como como Assessora Pedagógica e Professora Formadora no Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento/NUFPAEI da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Os interesses de trabalho e pesquisa versam sobre os seguintes temas: infância , bebês, docência com bebês; relações sociais e culturais na educação infantil; processo de inserção na educação infantil. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). 

References

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BRASIL. [Constituição (1998)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRITO DA MOTTA, As dimensões de gênero e classe social na análise do envelhecimento. Cadernos Pagu, n.13. Dossiê Gênero em Gerações. Campinas: Unicamp, 1999, p.191-221.

BUSS- SIMÃO, Relações sociais em um contexto de Educação Infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

BUSS-SIMAO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; GONÇALVES, Fernanda. Percursos e tendências da produção científica sobre crianças de 0 a 3 anos na Anped. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 96, n. 242, p. 96-111, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217666812015000100096&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 de março 2021.

CABRAL, Viviane Vieira. O corpo dos bebês na constituição da especificidade da docência na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

CASTRO, Joselma Salazar. A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

CASTRO, Joselma Salazar. A docência na educação infantil como ato pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

CERISARA, Ana Beatriz; OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de Oliveira; RIVEIRO, Andréa Simões; BATISTA, Rosa. Partilhando olhares sobre as crianças pequenas: reflexões sobre o estágio na educação infantil. Revista Zero-a-Seis, n. 5, v. 4, 2002, p. 1-7. Disponível em: file:///C:/Users/angel/Downloads/11157-Texto%20do%20Artigo-33861-1-10-20090720.pdf. Acesso em: março de 2004.

CERISARA, Ana Beatriz. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2002.

COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) − Universidade do Minho, Braga, 2010.

COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin. O corpo dos bebês como lugar do verbo. In: ARROYO, Miguel G.; SILVA, Maurício Roberto da (org.). Corpo infância: exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 240- 258. ISBN 9788532644114.

DEMÉTRIO, Rubia Vanessa. A dimensão corporal da relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

DERMARTINI, Patrícia. Professoras de crianças pequeninas: um estudo sobre determinantes que compõe as suas práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

DUARTE, Fabiana. Professora de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. 2011. 288f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GONÇALVES, Fernanda. A educação dos bebês e crianças pequenas no contexto da creche. 2014. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

GONÇALVES, Fernanda. As palavras e seus deslimites: a relação dos bebês com os livros na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

HALL, Edward. A dimensão oculta. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

JACQUES, Rúbia Eneida Holz. Inserção na creche e relações sociais: estudo de caso de um bebê recém-chegado. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

LE BRETON, David. Sociologia do corpo. 3ª ed. Tradução de Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MACHADO, Zenaide de Sousa. Educação de 0 a 3 anos: a qualidade na perspectiva das famílias de uma creche conveniada. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

MUNIZ, Jacira Carla Boquetti. “Olha só, ele me enganou! Estava com sono até agora...”. O que nos dizem os bebês? Aproximação às práticas de cuidado a partir da etnografia na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

ÒDENA, Pepa. Infancia y escuela de 0 a 3 años. Barcelona: Centro del Publicaciones del MEC, Associació de Mestres Rosa Sensat. 1995

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças - contextos e identidades. Portugal, Centro de estudos da criança: Editora Bezerra, 1997, p. 7-30.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil. Trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma Pedagogia da Educação Infantil. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999.

RODRIGUES, Zoleima Pompeo. A inserção na relação educativo-pedagógica na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A pesquisa na universidade e a educação da criança pequena. Cadernos de pesquisa, v. 67, n. 4, p. 59-63, nov. 1988.

SABBAG, Samantha. “Porque a gente tem um corpo né..., mas a gente só lembra do corpo quando ele dói!”: a centralidade do corpo adulto nas relações educativas na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2017.

SCHMITT, Rosinete Valdeci. “Mas eu não falo a língua deles!”: as relações sociais de bebês num contexto de educação infantil. 2008. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SCHMITT, Rosinete Valdeci. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. 2014. 282f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2014.

STRENZEL, Giandréa Reuss. A Educação Infantil na Produção dos Programas de Pós Graduação em Educação no Brasil: indicações pedagógicas para a educação de crianças de 0 a 3 anos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.

TARDIFF, Maurice; LESSARD, Claude. Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Da condição docente: primeiras aproximações teóricas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 426-443, maio/ago. 2007.

TRISTÃO, Fernanda Carolina Dias. Ser professora de bebês: um estudo de caso de uma creche conveniada. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

VAROTTO, Mirte Adriane. Educação Física com Bebês: as práticas pedagógicas nas creches da rede municipal de ensino de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Obras Escojidas vol. IV. Madrid: Visor, 1996.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Manuscritos de 1929. Educação & Sociedade. (Tradução brasileira do Russo A. A. Puzirei) Cedes, 71, 2000, p. 21-44.

Published

2021-11-09