Gênero e Alteridade: um ensaio sobre o filme “Mother of George”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e81323

Palavras-chave:

Mother of George, Gênero, Alteridades, Tradição

Resumo

Este ensaio diz das tantas questões suscitadas pelo filme “Mother of George”, de Andrew Dosunmu, EUA, 2013. Falamos aqui sobre aquilo que nos aconteceu enquanto espectadores(as) da obra. Compartilhamos o modo como os nossos corpos e olhares foram atravessados pelo filme, quer dizer, o estado de sensibilização estético-política instaurado em nós. Com essa intenção, apresentamos rastros deste encontro com os personagens Adenike e Ayodele, casal nigeriano que vive no Brooklyn e tece cotidianamente as linhas que envolvem a (im)possibilidade de conceber um bebê. Como expectadores(as) inquietos(as), somos envolvidos(as) pela vida que pulsa em um cenário no qual gênero, alteridade, natalidade, tradição, matriarcado, sofrimento, cuidado e arranjos familiares anunciam formas de (re)existência à cidade e ao grotesco emoldurado pelos olhares da branquitude. Acompanhamos os passos dos(as) personagens pelas avenidas da cidade e ao seguir suas marcas viajamos entre rapidez, lentidão, desterritorialização e acontecimentos que dão contorno, movimento e desfecho ao filme.

Biografia do Autor

Rogério Machado Rosa, Universidade Federal de Santa Catariana - UFSC

Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino/MEN, no Centro de Ciências da Educação/CED, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Graduado em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura), pela Universidade do Sul de Santa Catariana - UNISUL. Mestre em Educação - PPGE/UDESC e Doutor em Educação - PPGE/UFSC. Coordenador do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências - NUVIC/CED/UFSC e integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional LAPEE/CFH/UFSC. Principais temas e áreas de interesse: Corpo. Gênero. Sexualidade. Educação & Infância. Violências, imaginação e contrarrealismo est(é)tico. Ética, política e poéticas do cuidado. Filosofia da Diferença/Esquizoanálise & Educação. Cartografia/pesquisa. Psicologia Escolar e Educacional.NUVIC.

Marta Corrêa de Moraes, Universidade Federal de Santa Catariana - UFSC

Sou graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002), com Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente sou professora Adjunta A do Departamento de Metodologia de Ensino (CED/MEN), na áera de Educação/Ensino de Psicologia. Possuo mestrado (2007) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), com bolsa CNPq e FAPESC, respectivamente. Atuei como professora colaboradora do Centro de Educação a Distância (CEAD) e da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/2015 -2019) ministrando disciplinas como Psicologia da Educação e Educação Lúdica. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/EED) fui professora substituta do Departamento de Estudos Especializados em Educação (2007 - 2009; 2013 - 2015), atuando em disciplinas como Organização Escolar, Princípios e Métodos de Orientação e Supervisão Escolar e Teorias da Educação. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação/Ensino de Psicologia. Meus estudos e pesquisas tem como foco: processos de ensinar e aprender; a formação de professores(as) e a formação em psicologia; licenciatura em Psicologia, currículos e violências. Sou vice-coordenadora do NUVIC - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Violências - Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/CED/UFSC/CNPq) e pesquisadora do LAPEE - Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional - Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Departamento de Psicologia (CFH/DPSI/UFSC).

Luciana de Freitas Silveira, Movimento Negro Unificado de Santa Catarina

Mulher, negra, moradora de periferia, mãe de dois filhos, avós de 3 crianças e casada há 29 anos. Mestranda no Programa de pós-graduação em Educação PPGE - CED na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Graduada em Licenciatura no curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Educadora Popular do Projeto de Educação Comunitária Integrar, membra da GESTUS - Gestão Estudantil Universitária Integrar. Militante do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina - MNU. Atualmente constrói também um grupo de mulheres intitulado Escutação, que busca dialogar sobre as violência vividas pelas mulheres. Professora de Ciências Humanas na Educação Quilombola na Comunidade do Morro da Queimada, na Escola Estadual Jurema Cavallazzi, área central de Florianópolis. Membra do Grupo de Trabalho da Educação Quilombola em Santa Catarina. Pertence ao grupo de pesquisa: Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (PPGE /CED/CNPq)

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Publicado

2022-10-27