De volta ao começo: origens de um grupo de pesquisa e a construção científica em torno da educação da infância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82087Palavras-chave:
Emma Reyes, infancia, experiencia, lenguaje, aflicción.Resumo
A entrevista apresentada foi realizada com a Professora Dra. Eloisa Acires Candal Rocha da Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente está aposentada, é uma das pesquisadoras fundadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). A pauta central desta entrevista perpassa por abordar o papel do grupo de pesquisa desde seus princípios fundadores, sua origem no curso de graduação e sua história como parte da inauguração de um campo na pesquisa em educação, da educação infantil até as interrelações que assume no âmbito dos estudos da infância. Dessa forma, o roteiro foi organizado através de três eixos: primeiro, compreender de que proposta nasce o grupo de pesquisa; segundo, como se articula com a tríade ensino, pesquisa e extensão e a importância que o NUPEIN assume nessas esferas; por último, identificar quais os temas emergentes frente a todo esse contexto atual de desmonte da ciência e ataques à Universidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.