De volta ao começo: origens de um grupo de pesquisa e a construção científica em torno da educação da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82087

Palavras-chave:

Emma Reyes, infancia, experiencia, lenguaje, aflicción.

Resumo

A entrevista apresentada foi realizada com a Professora Dra. Eloisa Acires Candal Rocha da Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente está aposentada, é uma das pesquisadoras fundadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). A pauta central desta entrevista perpassa por abordar o papel do grupo de pesquisa desde seus princípios fundadores, sua origem no curso de graduação e sua história como parte da inauguração de um campo na pesquisa em educação, da educação infantil até as interrelações que assume no âmbito dos estudos da infância. Dessa forma, o roteiro foi organizado através de três eixos: primeiro, compreender de que proposta nasce o grupo de pesquisa; segundo, como se articula com a tríade ensino, pesquisa e extensão e a importância que o NUPEIN assume nessas esferas; por último, identificar quais os temas emergentes frente a todo esse contexto atual de desmonte da ciência e ataques à Universidade.

Biografia do Autor

Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e em 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância. No ano de 2011 realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervisão de Sonia Kramer, no qual buscou localizar as marcas da ?invenção? da docência na Educação Infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância e é professora permanente do PPGEd da UNOESC - SC. Tem desenvolvido pesquisas em torno da produção científica da Educação Infantil e suas interlocuções disciplinares, além de orientar estudos em torno das pesquisas com crianças em contextos educativos. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos e é também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Teve uma premiação no Premio Jabuti de Literatura de 2012, na categoria Educação, pela organização com Sonia Kramer do Livro: Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus. Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior e orienta no doutorado e no mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC. No ensino de graduação dedicou-se às disciplinas de fundamentos da Educação Infantil, à orientação das práticas pedagógicas na Educação de 0 a 6 anos e especificidades da educação em creche, orientando estágios vinculados à rede municipal de ensino de Florianópolis. Em sua produção acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem atuado como consultora ad-hoc de editoras científicas e órgãos de fomento. Foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação)e coordenadora do GT 07 na mesma associação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2016. Recentemente participou da Comissão de Especialistas em Avaliação da Educação Infantil no INEP e realizou à convite do COEDI/MEC leitura crítica da BNCC para Educação Infantil. Atualmente está aposentada.

Juliana Schumacker Lessa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação (2015-2019), na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), com período sanduíche no Programa Doutoral da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal (FPCEUP). Mestre em Educação (2011) na linha de pesquisa Educação e Infância e graduada em Pedagogia (2008) pela UFSC. Atua na formação inicial e continuada de professores de educação infantil. Atualmente, é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa catarina (FAED/UDESC), ministrando disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, e de Pesquisa em Educação. Atuou, em 2019 como professora substituta do Ensino Básico e Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (NDI/UFSC). Desde 2016 vem atuando como professora formadora na formação continuada de profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Possui experiência nos seguintes temas: Educação, Infância e Sociedade, com ênfase nos Estudos Sociais da Infância, na Sociologia e Pedagogia da Infância. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Pequena Infância (NUPEIN/CNPq), e do Coletivo Ciranda, vinculado ao projeto de extensão Girândolas de Saberes e práticas: infância, cidadania e formação docente (FAED/UDESC).

Fabiana Duarte, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC na linha Educação e Infância. Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil (2008), Mestrado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha Educação e Infância. É professora efetiva de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Atua na formação continuada de de profissionais da educação infantil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC/UFSC) e do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância. 

Downloads

Publicado

2021-11-09