Back to the beginning: origins of a research group and the scientific construction around childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82087

Keywords:

Emma Reyes, infancia, experiencia, lenguaje, aflicción.

Abstract

The interview presented was conducted with Professor Dr. Eloisa Acires Candal Rocha, who is currently a retired professor at the Federal University of Santa Catarina and is one of the founding researchers of the Center for Studies and Research on Early Childhood Education. The central agenda of this interview goes through addressing the role of the research group from its founding principles, its origin in the undergraduate course, and its history as part of the inauguration of a field in research in education, from early childhood education to the interrelationships it assumes in the childhood studies. Thus, the script was organized along three axes: first, understanding what the research group was born from, secondly, how it articulates with the teaching, researching and extension triad and the importance that NUPEIN assumes in these spheres, and lastly, to identify which themes are emerging in the face of this current context of dismantling science and attacks on the university.

Author Biographies

Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e em 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância. No ano de 2011 realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervisão de Sonia Kramer, no qual buscou localizar as marcas da ?invenção? da docência na Educação Infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância e é professora permanente do PPGEd da UNOESC - SC. Tem desenvolvido pesquisas em torno da produção científica da Educação Infantil e suas interlocuções disciplinares, além de orientar estudos em torno das pesquisas com crianças em contextos educativos. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos e é também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Teve uma premiação no Premio Jabuti de Literatura de 2012, na categoria Educação, pela organização com Sonia Kramer do Livro: Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus. Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior e orienta no doutorado e no mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC. No ensino de graduação dedicou-se às disciplinas de fundamentos da Educação Infantil, à orientação das práticas pedagógicas na Educação de 0 a 6 anos e especificidades da educação em creche, orientando estágios vinculados à rede municipal de ensino de Florianópolis. Em sua produção acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem atuado como consultora ad-hoc de editoras científicas e órgãos de fomento. Foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação)e coordenadora do GT 07 na mesma associação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2016. Recentemente participou da Comissão de Especialistas em Avaliação da Educação Infantil no INEP e realizou à convite do COEDI/MEC leitura crítica da BNCC para Educação Infantil. Atualmente está aposentada.

Juliana Schumacker Lessa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação (2015-2019), na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), com período sanduíche no Programa Doutoral da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal (FPCEUP). Mestre em Educação (2011) na linha de pesquisa Educação e Infância e graduada em Pedagogia (2008) pela UFSC. Atua na formação inicial e continuada de professores de educação infantil. Atualmente, é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa catarina (FAED/UDESC), ministrando disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, e de Pesquisa em Educação. Atuou, em 2019 como professora substituta do Ensino Básico e Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (NDI/UFSC). Desde 2016 vem atuando como professora formadora na formação continuada de profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Possui experiência nos seguintes temas: Educação, Infância e Sociedade, com ênfase nos Estudos Sociais da Infância, na Sociologia e Pedagogia da Infância. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Pequena Infância (NUPEIN/CNPq), e do Coletivo Ciranda, vinculado ao projeto de extensão Girândolas de Saberes e práticas: infância, cidadania e formação docente (FAED/UDESC).

Fabiana Duarte, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC na linha Educação e Infância. Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil (2008), Mestrado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha Educação e Infância. É professora efetiva de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Atua na formação continuada de de profissionais da educação infantil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC/UFSC) e do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância. 

Published

2021-11-09