Corpo e infância nas pesquisas em educação infantil: trajetórias do Nupein
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82296Palavras-chave:
corpo, Pesquisas, InfânciaResumo
O artigo reúne pesquisas, vinculadas a produção do Nupein, que dão visibilidade para as diferentes dimensões do corpo na educação da infância, mais marcadamente, suas relações com as especificidades da docência e com os marcadores sociais. Do total de 80 dissertações de mestrado e das 17 teses de doutorado defendidas no grupo de pesquisa Nupein, foram selecionadas, 21 pesquisas, cinco em nível de doutorado e 16 em nível de mestrado. Como critério de inclusão foram reunidas as pesquisas que se debruçaram, de forma exclusiva ou, transversal, sobre corpo e infância e suas implicações nos processos educativos-pedagógicos na educação infantil. A leitura das pesquisas resultou em duas categorias de análise: a) o corpo como um delineador das especificidades da docência; b) o corpo e as relações com os marcadores sociais: gênero, etnia-raça, classe e geração. As análises apontam a relevância do corpo na delimitação das especificidades da docência na educação infantil e na constituição das identidades pessoais e sociais das crianças nos processos de socialização.
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