Corpo e infância nas pesquisas em educação infantil: trajetórias do Nupein
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82296Palavras-chave:
corpo, Pesquisas, InfânciaResumo
O artigo reúne pesquisas, vinculadas a produção do Nupein, que dão visibilidade para as diferentes dimensões do corpo na educação da infância, mais marcadamente, suas relações com as especificidades da docência e com os marcadores sociais. Do total de 80 dissertações de mestrado e das 17 teses de doutorado defendidas no grupo de pesquisa Nupein, foram selecionadas, 21 pesquisas, cinco em nível de doutorado e 16 em nível de mestrado. Como critério de inclusão foram reunidas as pesquisas que se debruçaram, de forma exclusiva ou, transversal, sobre corpo e infância e suas implicações nos processos educativos-pedagógicos na educação infantil. A leitura das pesquisas resultou em duas categorias de análise: a) o corpo como um delineador das especificidades da docência; b) o corpo e as relações com os marcadores sociais: gênero, etnia-raça, classe e geração. As análises apontam a relevância do corpo na delimitação das especificidades da docência na educação infantil e na constituição das identidades pessoais e sociais das crianças nos processos de socialização.
Referências
ARENHART, Deise. A mística, a luta e o trabalho na vida das crianças do assentamento Conquista na fronteira: significações e produções infantis. 2003. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
BARBOSA, Carolina da Silva. A dimensão corporal na formação inicial de Pedagogia: uma análise dos currículos nas Universidades Federais do Brasil. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BENTO, Maria Aparecida; DIAS, Lucimar Rosa. Introdução. In: Jr. Hédio Silva; BENTO, Maria Aparecida; CARVALHO, Silvia Pereira (orgs.). Educação Infantil e Práticas Promotoras de Igualdade Racial. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT: Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de professores, p. 8-48. 2012.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como Cultura. Editora Brasiliense: São Paulo, 1985.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 262 p. 2006.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020.
BOLTANSKI, Luc. As classes sociais e o corpo. 3a edição: biblioteca de saúde e sociedade, ed. Graal. Rio de Janeiro, 1989.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997-2003). 2007. 224f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. 2012. 312 f. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Formação docente: gênero nos currículos dos cursos de pedagogia nas Universidades Federais no Brasil. Pesquisa financiada pelo CNPq. Relatório Técnico. 2015.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal. Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 83-93, set./dez. 2017.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal. Docência na educação infantil: uma análise das redes municipais no contexto catarinense. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23 e230021, 1-20. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230021 2018.
CABRAL, Viviane Vieira. O corpo dos bebês na constituição da especificidade da docência na educação infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Série Documental - Relatos de Pesquisa, v. 41, p. 1-67, 2018.
CERISARA, Ana Beatriz. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2002.
CONNEL, Robert. Gender and Power: society, the person and sexual politics. Califórnia: Stanford University Press. 1987.
CORSARO, Willian A. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO Ana Maria Almeida (orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com Willian Corsaro. São Paulo: ed. Cortez, p. 31-50, 2009.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: da Renascenças às luzes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
COSTA, Arlete da. Cenas de meninas e meninos no cotidiano institucional: um estudo sobre as relações de gênero, sexualidade e poder na educação infantil. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2004.
COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
DEMÉTRIO, Rubia Vanessa V. A dimensão corporal da relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
DUARTE, Fabiana. Professora de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. 2011. 288f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
DUARTE, Fabiana. As relações socioculturais das crianças na escola de Samba. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, v.1, 1994.
FARIAS, Ana Lúcia Sant'anna. Dos bailes de outrora à Festa da Tainha: significados e princípios educativos das festas no quilombo Aldeia. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
FERREIRA, Maria Manuela Martinho. “- A gente aqui o que gosta mais é de brincar com os outros meninos!” – as crianças como atores sociais e a (re) organização social do grupo de pares no cotidiano de um Jardim de Infância. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2002.
GAUDIO, Eduarda. Relações sociais na educação infantil: dimensões étnico-raciais, corporais e de gênero. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
GONÇALVES, Fernanda. As palavras e seus deslimites: a relação dos bebês com os livros na educação infantil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
JAMES, Alison. Ethnography in the Study of Children and Childhood. In: ATKISON, Paul (Hrsg.). Handbook of Ethography. Los Angeles: Sage, 2008.
KELLE, Helga. Mädchenkultur – Jungenkultur oder eine Kultur der Zweigeschlechtlichkeit? Feministische Studien. 15 Jahrgang. Nr. 2, 131-142, 1997.
KELLE, Helga. Geschleterterritorien: eine ethnographische Studie über Spiele neun-bis zwölfjäriger Schulkinder. Zeitschrift für Erziehungswissenschaft. 2 jahrg. 211-228, 1999.
KELLE, Helga. Gender and Territoriality in games played by nine-to-twelve-year-old Schoolchildren. Journal of Contemporary Ethnography. vol. 29, n. 2, p. 164-197, 2000.
LE BRETON, David. Antropología del cuerpo y modernidad. Buenos Aires: Nueva Visión, 1995.
LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.
LE BRETON, David. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.
LESSA, Juliana Shumacker. O espaço alimentar e seu papel na socialização da infância: o caso de uma creche pública. 2011. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
LESSA, Juliana Schumacker. Infância, educação e processos geracionais: um estudo das relações e práticas do comer das crianças em um contexto público de educação infantil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Pensar categorias em história da educação e gênero. Projeto História. São Paulo. Educ, 11, nov. 7-18. 1994.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições. v.19, n. 2 (56), p. 17-23, 2008.
McMURRAY, Paula. Gender behaviors in an early childhood classroom through an ethnographic lens, International Journal of Qualitative Studies in Education, 11: 2, 271-290. 1998.
MONGELO, Joana. Okotẽvẽ Ja Vy’a educação escolar indígena e educação indígena: Contrastes, conflitos e necessidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
MUBARAC SOBRINHO, Roberto S. Vozes infantis: as culturas das crianças Sateré-Mawé como elementos de (des)encontros com as culturas da escola. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
PAULA, Elaine De. "Vem Brincar na rua!". Entre o quilombo e a Educação Infantil: capturando expressões, experiências e conflitos de crianças quilombolas no entremeio desses contextos. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
RAMOS, Joaquim; GOMES, Maria de Fátima Cardoso, SILVA, Alexander Ruiz. Professores homens na educação inicial: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil Colombiana. Zero-a-Seis, Florianópolis, vol. 22, n. 42. p. 382-408. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p382
ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, p. 290, 1999.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (org.) A crianças fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Editora Cortez, p.43-51, 2008.
ROCHA, Eloisa Acires Candal; BUSS-SIMÃO, Márcia. Infância, experiência e educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infância. childhood & philosophy, Rio de janeiro, v. 14, n. 29, p. 27- 42, jan/abr. 2018.
ROCHA, Eloisa Acires Candal; LESSA Juliana Shumacker; BUSS-SIMÃO, Márcia. Pedagogia da infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em educação. Da Investigação às Práticas, Lisboa, v. 6, n. 1, p. 32-49, mar. 2016.
SABBAG, Samantha. “Porque a gente tem um corpo né..., mas a gente só lembra do corpo quando ele dói!”: a centralidade do corpo adulto nas relações educativas na educação infantil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
SAYÃO, Débora Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na Educação Infantil: um estudo de professores em creche. 2005. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
SCHMITT, Rosinete Valdeci. “Mas eu não falo a língua deles!”: as relações sociais de bebês num contexto de educação infantil. 2008. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2008.
SCHMITT, Rosinete Valdeci. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. 2014. 282f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul./dez. 1995.
SHILLING, Chris. The body and social theory. London: Sage Publications. 1996.
SHILLING, Chris. Changing bodies: habit, crisis and criativity. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage. 2008.
SILVA, Cristiane Irinéa. O acesso das crianças negras à educação infantil: um estudo de caso em Florianópolis. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
SILVA, Ana Márcia. O corpo do mundo: reflexões acerca da expectativa de corpo na Modernidade. 1999. 236f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 1999.
SILVA, Isabel Rodrigues da. Dinâmicas corporais na docência com bebês. 2018. 173f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina. 2018.
SILVA, Isabel de Oliveira e; LUZ, Iza Rodrigues da; FARIA FILHO, Luciano Mendes de Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação [online]. Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 84-97, 2010.https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000100006.
SHILLING, Chris. The body and social theory. London: Sage Publications. 1996.
SHILLING, Chris. Changing bodies: habit, crisis and criativity. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage. 2008.
SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação no Corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 1998.
SOARES, Carmem Lúcia. Corpo, conhecimento e educação. In: SOARES, Carmem Lúcia (org). Corpo e História. Campinas: Autores Associados, 2001, p. 110-129.
TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino: interações humanas, tecnologias e dilemas. Cadernos de Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, nº 16, p. 15-47, jan./jun. 2001.
THORNE, Barrie. Gender Play: girls and boys in school. Open University Press Buckingham, 1993.
TRISTÃO, Fernanda Carolina Dias. Ser professora de bebês: um estudo de caso de uma creche conveniada. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
TURNER, Bryan S. Regulating Bodies: essays in medical sociology. London and New York: Routledge, 1992.
TURNER, Bryan S. The body and society. Sage Publications: London-Thousand Oaks-New Delhi, Second edition, 1996.
TURNER, Bryan S. Introdução. In: TURNER, Bryan S. Teoria Social. Tradução de Inês Brasão. Miraflores: Difel, p. 1-22, 1996a.
TURNER, Bryan S. The Sociology of the Body. In: TURNER, Bryan S. Social Theory. Wiley-Blackwell. 2009.
VALA, Jorge. A Análise de Conteúdo IN: SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (org.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto. Biblioteca das Ciências do Homem. Editora: Afrontamento, 10ª edição, p. 101-128, 1999.
VANZUITA, Simone. Relações étnico-raciais: orientações, leis e prática nas instituições de educação infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
VAROTTO, Mirte Adriane. Educação Física com Bebês: as práticas pedagógicas nas creches da rede municipal de ensino de Florianópolis. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.
VIGARELLO, Georges. O limpo e o sujo: uma história da higiene corporal. São Paulo: Martins Fontes. 1996.
ZIMMER, Karine. Infância e Pedagogia: uma análise sobre documentos curriculares de formação inicial em interlocução com as relações de gênero e sexualidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.