Corpo e infância nas pesquisas em educação infantil: trajetórias do Nupein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82296

Palavras-chave:

corpo, Pesquisas, Infância

Resumo

O artigo reúne pesquisas, vinculadas a produção do Nupein, que dão visibilidade para as diferentes dimensões do corpo na educação da infância, mais marcadamente, suas relações com as especificidades da docência e com os marcadores sociais. Do total de 80 dissertações de mestrado e das 17 teses de doutorado defendidas no grupo de pesquisa Nupein, foram selecionadas, 21 pesquisas, cinco em nível de doutorado e 16 em nível de mestrado. Como critério de inclusão foram reunidas as pesquisas que se debruçaram, de forma exclusiva ou, transversal, sobre corpo e infância e suas implicações nos processos educativos-pedagógicos na educação infantil. A leitura das pesquisas resultou em duas categorias de análise: a) o corpo como um delineador das especificidades da docência; b) o corpo e as relações com os marcadores sociais: gênero, etnia-raça, classe e geração. As análises apontam a relevância do corpo na delimitação das especificidades da docência na educação infantil e na constituição das identidades pessoais e sociais das crianças nos processos de socialização.

Biografia do Autor

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Estudos Especializados em Educação. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Está como editora da Revista Zero-a-Seis e Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC) e integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL.

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Publicado

2021-11-09