A infância em jornais catarinenses: o “abrigo de menores de Santa Catarina” (1930-1940)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e82558

Resumo

A partir de uma perspetiva sociohistórica o texto propõe-se refletir em torno da educação e proteção da infância em Santa Catarina. O posicionamento a partir do acolhimento institucional coloca em destaque um conjunto de intenções higienistas, moralizadoras e normalizadoras de hábitos e comportamentos infantis que, materializado nas instâncias jurídica, de assistência e de saúde, se impuseram no Brasil entre 1930 e 1940, instituindo uma forma de governo da infância. A pesquisa e análise de jornais com circulação neste estado, ao focar-se no conjunto de conhecimentos e de ações do governo que foram difundidos, visou problematizar de que modos tal dispositivo contribuiu para formar e forjar a infância catarinense institucionalmente acolhida, pobre e marginalizada. A reconstrução deste percurso contribui para reiterar a heterogeneidade interna à categoria social infância, ampliar as reflexões acerca da Rede de Atenção à Infância e colocar em prospetiva modos de acolhimento institucional às crianças em Santa Catarina.

Biografia do Autor

Roseli Nazario, Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC, 2002) e doutorado em Educação nesta mesma Universidade, na linha Ensino e Formação de Educadores (EFE - PPGE/UFSC, 2014). Realizou um estágio doutoral na Universidade do Minho, em Portugal (UMinho, 2012/2013). É professora titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC campus Camboriú). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Superior e formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância; políticas públicas para a infância; educação infantil; formação de professores; acolhimento institucional. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Primeira Infância (NUPEIN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (GEPEI), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da UFSC, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos, do IFC. Compõe a comissão executiva do Fórum Regional de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí (FREIFOZ). 

Manuela Ferreira, Universidade do Porto - PT

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade do Porto(1991), graduação em Bachalerato em Educação da Infância pela Escola do Magistério Primário de Aveiro(1983), mestrado em Educação Desenvolvimento e Mudança Social pela Universidade do Porto(1995) e doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Porto(2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Porto, Membro de corpo editorial da Investigar em Educação, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial do Educação em Revista (UFMG. Impresso), Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial da Infancias - imágenes, Membro de corpo editorial da Revista Portuguesa de Educação, Revisor de periódico da Acta Scientiarum. Education (Online), Revisor de periódico do Educação em Revista (UFMG. Impresso) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Interação Criança/Criança, Construção Social da infância, Cultura Infantil, Jardim de Infância, Educação.

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Publicado

2022-03-21