A infância em jornais catarinenses: o “abrigo de menores de Santa Catarina” (1930-1940)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e82558

Resumen

A partir de uma perspetiva sociohistórica o texto propõe-se refletir em torno da educação e proteção da infância em Santa Catarina. O posicionamento a partir do acolhimento institucional coloca em destaque um conjunto de intenções higienistas, moralizadoras e normalizadoras de hábitos e comportamentos infantis que, materializado nas instâncias jurídica, de assistência e de saúde, se impuseram no Brasil entre 1930 e 1940, instituindo uma forma de governo da infância. A pesquisa e análise de jornais com circulação neste estado, ao focar-se no conjunto de conhecimentos e de ações do governo que foram difundidos, visou problematizar de que modos tal dispositivo contribuiu para formar e forjar a infância catarinense institucionalmente acolhida, pobre e marginalizada. A reconstrução deste percurso contribui para reiterar a heterogeneidade interna à categoria social infância, ampliar as reflexões acerca da Rede de Atenção à Infância e colocar em prospetiva modos de acolhimento institucional às crianças em Santa Catarina.

Biografía del autor/a

Roseli Nazario, Instituto Federal Catarinense (IFC), Blumenau, Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC, 2002) e doutorado em Educação nesta mesma Universidade, na linha Ensino e Formação de Educadores (EFE - PPGE/UFSC, 2014). Realizou um estágio doutoral na Universidade do Minho, em Portugal (UMinho, 2012/2013). É professora titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC campus Camboriú). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Superior e formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância; políticas públicas para a infância; educação infantil; formação de professores; acolhimento institucional. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Primeira Infância (NUPEIN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância (GEPEI), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da UFSC, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos, do IFC. Compõe a comissão executiva do Fórum Regional de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí (FREIFOZ). 

Manuela Ferreira, Universidade do Porto - PT

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade do Porto(1991), graduação em Bachalerato em Educação da Infância pela Escola do Magistério Primário de Aveiro(1983), mestrado em Educação Desenvolvimento e Mudança Social pela Universidade do Porto(1995) e doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Porto(2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Porto, Membro de corpo editorial da Investigar em Educação, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial do Educação em Revista (UFMG. Impresso), Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial da Infancias - imágenes, Membro de corpo editorial da Revista Portuguesa de Educação, Revisor de periódico da Acta Scientiarum. Education (Online), Revisor de periódico do Educação em Revista (UFMG. Impresso) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Interação Criança/Criança, Construção Social da infância, Cultura Infantil, Jardim de Infância, Educação.

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Publicado

2022-03-21