A relação criança-meio sonoro: caminhos para a educação musical na infância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e83917Palavras-chave:
Educação Musical, Arte, Infância, Teoria Histórico-CulturalResumo
Sob os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovitch Vigotski, este artigo tem por objetivo partilhar caminhos para a educação musical na infância, a partir da organização do espaço educativo-musical com centralidade na relação criança-meio sonoro, também chamada de vivência sonora. Foram organizadas oito aulas de educação musical com uma turma de alfabetização, a fim de compreender de que modo as vivências estéticas com sons do cotidiano das crianças podem ser a alavanca dos processos de desenvolvimento de suas musicalidades. Como ferramentas e procedimentos educativos, e de pesquisa, foram utilizados: gravações autorais das crianças, e partilha, de sons de seu cotidiano, rodas de conversa musicais, atividades educativo-musicais e diálogo, registros sonoro-gráficos de sons e narrativas individuais desses registros. O método de análise utilizado foi o pedológico, apontado por Vigotski em suas obras. Conclui-se que as vivências sonoras são um importante recurso a ser organizado nos espaços educativo-musicais, e indica caminhos para potencialidade da musicalidade na infância.
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