Traços de sonho: uma leitura do livro ilustrado "O nascimento de Celestine de Gabrielle Vincent"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84371

Palavras-chave:

Parkinson disease, Hand strength, Functional laterality

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma leitura da obra O nascimento de Celestine (2014), da escritora e ilustradora belga Gabrielle Vincent. O livro ilustrado em questão traz imagens que contam a história, tendo a presença de poucas frases representativas de diálogos e da escrita do urso Ernest em seu diário, o que cria uma relação de ampliação entre texto e imagem, além de proporcionar ao leitor uma experiência estética que alarga as percepções através de aberturas e movimentos nos traços. As ilustrações presentes na obra são como esboços, como desenhos ainda por receberem os acabamentos finais, ou seja, divergem das representações realistas, ou mesmo dos desenhos prontos e coloridos tão comuns aos livros infantis, e ainda assim também estão para além do esboço, se apresentando como uma proposta estética. Postulações teóricas de estudiosos da literatura infantil e da ilustração como Peter Hunt (2010), Sophie Van der Linden (2011), Maria Nikolajeva e Carole Scott (2011), assim como outras, serão evocadas para a reflexão do relacionamento entre palavras e imagens trazidas no livro.

Biografia do Autor

Gabriela Regina Soncini, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia, desenvolvendo uma pesquisa sobre as imagens florais, transformações vegetais e metamorfoses em flores na mitologia, nos contos de fadas, e na obra do escritor dinamarquês de contos maravilhosos Hans Christian Andersen. Desenvolve estudos sobre as figuras míticas e maravilhosas, como fadas, elfos, sereias, gigantes, e demais criaturas do imaginário. Mestre em Estudos Literários (2020) pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo desenvolvido no mestrado o estudo da figura da fada na mitologia céltica, nos contos maravilhosos e na literatura infantil. Possui graduação em Pedagogia (2015) pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo desenvolvido na graduação pesquisas sobre os espaços da fantasia dentro da literatura infantil, como possibilidades de projetos para o ensino de geografia.

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Publicado

2022-03-21