Traços de sonho: uma leitura do livro ilustrado "O nascimento de Celestine de Gabrielle Vincent"
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84371Palavras-chave:
Parkinson disease, Hand strength, Functional lateralityResumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma leitura da obra O nascimento de Celestine (2014), da escritora e ilustradora belga Gabrielle Vincent. O livro ilustrado em questão traz imagens que contam a história, tendo a presença de poucas frases representativas de diálogos e da escrita do urso Ernest em seu diário, o que cria uma relação de ampliação entre texto e imagem, além de proporcionar ao leitor uma experiência estética que alarga as percepções através de aberturas e movimentos nos traços. As ilustrações presentes na obra são como esboços, como desenhos ainda por receberem os acabamentos finais, ou seja, divergem das representações realistas, ou mesmo dos desenhos prontos e coloridos tão comuns aos livros infantis, e ainda assim também estão para além do esboço, se apresentando como uma proposta estética. Postulações teóricas de estudiosos da literatura infantil e da ilustração como Peter Hunt (2010), Sophie Van der Linden (2011), Maria Nikolajeva e Carole Scott (2011), assim como outras, serão evocadas para a reflexão do relacionamento entre palavras e imagens trazidas no livro.
Referências
BENJAMIN, Walter. Visão do livro infantil. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: editora 34, 2009.
BOAVENTURA, Maria José. Ilustrar ilustrar-se. In: As literaturas infantil e juvenil… ainda uma vez. Marisa Martins Gama-Khalil, Paulo Fonseca Andrade (org.). Uberlândia: Gpea: CAPES, 2013.
HANNING, Rona; MORAES, Odilon; PARAGUASSU, Maurício. Traço e prosa: entrevistas com ilustradores de livros infantis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil.São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LINDEN, Sophie van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MANGUEL, Alberto. À mesa com o chapeleiro maluco: ensaios sobre corvos e escrivaninhas. São Paulo: companhia das letras, 2009.
NIKOLOJIVA, Maria; SCOOT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NUNES, Marília Forgearini; RAMOS, Flávia Brocchetto. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em revista, n. 48, p. 251-263, abr/jun, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n48/n48a15.pdf Acesso em 30/04/2021.
PONTES, Rodolfo Rodrigues; BETTA, Thiago Eugênio Loredo. A ilustração do conto infantil: uma proposta para a educação literária imagética e paratextual na sala de aula. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 127-149, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.171951. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/171951. Acesso em: 30 abr. 2021.
VINCENT, Gabrielle. Ernest e Celestine perderam Simão. São Paulo: Moderna, 2009.
VINCENT, Gabrielle. O nascimento de Celestine. São Paulo: Editora 34, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.