Perguntas de discentes e docentes como disparadoras de/para experiências estéticas no processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84593

Palavras-chave:

Formação literária, Prática pedagógica, Dialogia, Discurso

Resumo

Este texto traz algumas considerações decorrentes de uma pesquisa de Doutorado cujo objetivo principal foi compreender como as políticas públicas relacionadas à formação literária, aos espaços de leitura e à alfabetização são elaboradas e como estas são atuadas no contexto da prática de duas escolas de um município da região metropolitana do Rio de Janeiro. Considerando que a literatura é um direito humano por desempenhar um fundamental papel na constituição da alteridade e da vivência social, argumentamos sobre a importância de que as crianças tenham acesso à experiência com a literatura e advogamos que a escola seja um espaço para a formação leitora a partir de práticas dialógicas e estéticas.  Esta pesquisa objetivou apresentar exemplos de práticas de atuação voltadas para a formação literária no contexto de duas escolas públicas, recorrendo para isso a entrevistas narrativas com diferentes profissionais. Os discursos demonstram como no contexto investigado as crianças são vistas enquanto sujeitos atuantes tanto nas ações como no planejamento destas e como as perguntas são pontos de partida significativos para o trabalho docente.

Biografia do Autor

Fernanda de Araújo Frambach, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernanda de Araújo Frambach é Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Literatura Infanto-juvenil pela Universidade Federal Fluminense e graduada em Letras, com licenciatura em Português e Literaturas, pela Universidade Federal Fluminense. Atua há 21 anos no Ensino Fundamental. É Professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Atualmente é Coordenadora Geral do Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói. Tem experiência na área de Educação, atuando como formadora em diversas ações na Fundação Municipal de Educação de Niterói (2010- atualmente), no Programa de Formação Continuada de professores das séries/ anos iniciais do Ensino Fundamental- Linguagem (Pró-letramento 2010-2012), e como Formadora (Linguagem) do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa do MEC (2013-2018), em parceria com a Faculdade de Educação da UFRJ. Realiza pesquisas e formações continuadas nas seguintes áreas: Políticas Públicas voltadas para a democratização do livro e leitura; Formação Literária; Literatura Infantil; Espaços de leitura nas escolas; Alfabetização, leitura e escrita. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Linguagem e Educação. 

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos