Eu ainda sou criança: Educação Infantil e Resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84656

Resumo

O livro Eu ainda sou criança: educação infantil e resistência (2018), publicado pela editora EdUFSCAR, organizado por Maria Walburga dos Santos, Cleonice Maria Tomazzetti e Suely Amaral Mello, apresenta ao leitor uma amostra das discussões realizadas durante o VII Congresso Paulista de Educação Infantil (COPEDI) e o III Seminário Internacional de Educação Infantil, que ocorreram em 2015 na Universidade Federal de São Carlos. As discussões pautadas nesses encontros resultaram na produção deste livro, que trata de temáticas relevantes para a ampliação das discussões sobre concepções de crianças, infâncias e educação infantil. A obra abrange os aspectos mais atuais do campo, com textos que vão desde as demandas da educação infantil brasileira, até ao direito das crianças à vivência plena da infância com qualidade em ambientes educacionais que respeitem suas especificidades e diferenças.

Biografia do Autor

Anelise Monteiro do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PPGEduc, Nova Iguaçu, Brasil

Professora Associada UFRRJ. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares PPGEduc/UFRRJ. Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, sociologia da infância, infância e cidade, políticas públicas e formação de professores. É Coordenadora do GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos onde desenvolve os Projetos: Educação Infantil, pandemia e ações dos Municípios da Baixada Fluminense" e "Educação Infantil na Baixada Fluminense: a obrigatoriedade da inclusão das crianças de quatro anos na educação básica" (FAPERJ/APQ1)

Amanda Figueiredo, niversidade Federal Rural do Rio de Janeiro, PPGEduc, Nova Iguaçu, Brasil

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Especialista em Gestão Educacional Integrada e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no município do Rio de Janeiro. Mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ), membro do Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos (GRUPIS/UFRRJ).

Welton da Conceição Lino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Assistente Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do primeiro segmento na Prefeitura Municipal de Itaguaí. Integrou o grupo PET - UERJ/ SERVIÇO SOCIAL ( Programa Tutorial de Educação). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEDUC da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Referências

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 15 maio 2021.

SANTOS, Maria Walburga dos; TOMAZZETTI, Cleonice Maria; MELLO, Suely Amaral (org.). Eu ainda sou criança: educação infantil e resistência. São Carlos: EdUFSCAR, 2018.

Downloads

Publicado

2022-03-21