A sub-existência das sensibilidades na educação infantil: detalhes à margem na relação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84660

Palavras-chave:

Educação Infantil, Experiências Estéticas, Infâncias, Sensibilidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal reconhecer as múltiplas facetas de sub-existência e/ou subsistência das experiências estéticas nos contextos de Educação Infantil, percebendo as possibilidades que as crianças encontram para a compreensão de si e do outro e para manifestar e compartilhar vivências, ideias e questionamentos. A pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho hermenêutico e crítico, tendo como instrumentos de coleta o diário de bordo e as experiências de observações. A argumentação considera a complexidade das infâncias e a necessária transgressão estética para a compreensão da riqueza e singularidade da linguagem expressiva que as crianças carregam. No cotidiano da Educação Infantil, as manifestações das crianças, ainda que não reconhecidas pela professora, persistem como detalhes que navegam à margem das expectativas de uma prática curricular sedimentada.

Biografia do Autor

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

É graduada em Pedagogia - Educação Pré Escolar e Séries Iniciais - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Possui especialização em Orientação/Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2004). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) com a dissertação "O Canto Educativo das Sereias: Formação e Pluralidade de Perspectivas". É doutora em Educação pela mesma universidade (2012) com a tese "A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática". Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Curso de Pedagogia, nas disciplinas da área de Educação Infantil. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma). Tem experiência nas áreas de Educação Infantil, planejamento educacional e avaliação, formação inicial e continuada de professores, documentação pedagógica. Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação cultural (Bildung), prática pedagógica e infância, imagens de professor(a) de Educação Infantil, hermenêutica e educação, reconhecimento e docência, cuidado de si na formação docente, desenvolvimento humano. 

Tamara Insauriaga Bueno, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Bolsista de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. É graduada em Pedagogia pela referida insituição. (2021). Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma/CNPq - UFPel). Participa do Projeto de Extensão Brinquedoteca da FAE. Foi bolsista PIBIC/CNPq do projeto Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade (2020/2021). Foi bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Médio - 2A do projeto Representações de gênero de mulheres idosas memórias de formação, aprendizagens e auto(biografias) (2019/2020). Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: educação, formação de professores, educação infantil, estética, arte e música. 

Alessandra Londero Almeida, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel (2015). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Dom Bosco (2017). Especialista em Educação - área de concentração em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel (2020). . Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LABFORMA/CNPQ, UFPEL). Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica de uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino na Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação de professores, práticas pedagógicas na Educação Infantil, desenvolvimento profissional/pessoal docente.

Referências

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Tabus acerca do magistério. In: Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 97-117.

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA S. (Org.). O ensino das artes: Construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001, p. 11-38.

BALISCEI, João Paulo; LACERDA, Eva; TERUYA; Teresa Kazuko. ‟Eu não sei desenhar”: questionando dons e outras habilidades supostamente excepcionais presentes no ensino da arte. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, e32375, Maringá, 2018. Disponível em https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.32375 Acesso em: out. 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: set. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010a.

CABANELLAS, Maria Isabel; ESLAVA, Clara; ESLAVA, Juan José; POLONIO, Raquel. Ritmos Infantis: Tecidos de uma paisagem interior. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020.

DAMÁSIO, Antonio. O Erro de Descartes. Emoção, Razão e Cérebro Humano, 12ª edição, Lisboa, Publicações Europa-América, 1994.

FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne Ogêda. Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil. Educação, 43(1), e29757, 2020. Disponível em https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29757 Acesso em: jun. 2021.

GALARD, Jean. A beleza do gesto. Trad. de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Edusp, 2008 [1984].

HABERMAS, Jürgen. A idéia de Universidade: processos de aprendizagem. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 74, n. 176, p. 111-130, 1993.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: uma relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

HOYUELOS, Alfredo. A estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi; 1. ed. - São Paulo: Phorte, 2020.

HOYUELOS, Alfredo. Complexidade e relações na educação infantil. Tradução Bruna Heringer de Souza Villar. 1. Ed. São Paulo: Phorte, 2019.

JOLY, Ilza Zenker Leme. Educação e Educação Musical: conhecimentos para compreender a criança e a música. In: Liane Hentschke; Luciana Del Ben. (Org.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. 1ed.São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003, v. 1, p. 113-126.

NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350, 203-218. 2009. Disponível em http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Tradução: Alexandre Salvaterra. São Paulo: Penso, 2019.

RUSSO, Danilo. De como ser professor sem dar aulas na escola da infância (III). Trad. de Fernanda L. Ortale e Ilse P. Moreira. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.2, no. 2, p. 149-174, nov. 2008. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br Acesso em: jan. 2021.

SCHAFER, Murray. A Afinação Do Mundo, São Paulo: Editora UNESP, 1997. Disponível em https://monoskop.org/images/9/93/Schafer_R_Murray_A_afinacao_do_mundo.pdf Acesso em: jan. 2021.

VIANNA, Maria Leticia Rauen. Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com este mal? Revista ADVIR, no. 5, Rio de Janeiro, abril de 1995.

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos