The (under)existence of sensibilities in Early Childhood Education: marginal details in the pedagogical relationship

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84660

Keywords:

Early Childhood Education, Aesthetic experiences, Childhoods, Sensibilities

Abstract

The objective of this paper is to recognize the multiple facets of sub-existence and/or subsistence of aesthetic experiences in the contexts of Early Childhood Education, realizing the possibilities that children find for understanding of self and the other and to express and share experiences, ideas and questions. The research is based on a qualitative approach of hermeneutic and criticism, supported in the logbook and observational experiences as collection instruments. The argument considers the complexity of childhoods and the necessary aesthetic transgression to understand the richness and uniqueness of the expressive language that children carry. In the daily life of Early Childhood Education, the manifestations of children, although not recognized by the teacher, persist as details that are navigating outside the expectations of a well-established curricular practice.

Author Biographies

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

É graduada em Pedagogia - Educação Pré Escolar e Séries Iniciais - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Possui especialização em Orientação/Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2004). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) com a dissertação "O Canto Educativo das Sereias: Formação e Pluralidade de Perspectivas". É doutora em Educação pela mesma universidade (2012) com a tese "A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática". Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Curso de Pedagogia, nas disciplinas da área de Educação Infantil. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma). Tem experiência nas áreas de Educação Infantil, planejamento educacional e avaliação, formação inicial e continuada de professores, documentação pedagógica. Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação cultural (Bildung), prática pedagógica e infância, imagens de professor(a) de Educação Infantil, hermenêutica e educação, reconhecimento e docência, cuidado de si na formação docente, desenvolvimento humano. 

Tamara Insauriaga Bueno, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Bolsista de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. É graduada em Pedagogia pela referida insituição. (2021). Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma/CNPq - UFPel). Participa do Projeto de Extensão Brinquedoteca da FAE. Foi bolsista PIBIC/CNPq do projeto Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade (2020/2021). Foi bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Médio - 2A do projeto Representações de gênero de mulheres idosas memórias de formação, aprendizagens e auto(biografias) (2019/2020). Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: educação, formação de professores, educação infantil, estética, arte e música. 

Alessandra Londero Almeida, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel (2015). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Dom Bosco (2017). Especialista em Educação - área de concentração em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel (2020). . Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LABFORMA/CNPQ, UFPEL). Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica de uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino na Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação de professores, práticas pedagógicas na Educação Infantil, desenvolvimento profissional/pessoal docente.

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Published

2022-10-27

Issue

Section

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos