Programa Criança Feliz: erradicar a pobreza responsabilizando as mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84994

Palavras-chave:

Programa Criança Feliz, Pobreza, Educação

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada Programa Criança Feliz: felicidade para quem? A qual realizou uma análise do programa federal Criança Feliz. Para esse texto, definimos como objetivo discutir as ações e práticas do Programa prestadas às famílias. A partir da metodologia da pesquisa documental de cunho qualitativo, foi realizada uma análise de documentos normativos e orientadores no intuito de apreender os pressupostos que o programa defende. Nossas discussões se pautaram no arcabouço teórico do campo crítico dos estudos da política de assistência social, do Estado, da educação infantil e da perspectiva feminista de reprodução social, defendida por Arruzza; Bhattacharya; Fraser (2019) e Federici (2019; 2021), a qual situa o feminismo para além da categoria de classe e trabalho produtivo. Nesse sentido, as análises indicam que a definição de pobreza determina à mulher e a criança um lugar específico mediado por uma educação compensatória via programas de parentalidade.

Biografia do Autor

Ana Claudia Do Prado Lima, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestre em educação pela Univille - Universidade da Região de Joinville. Pesquisadora do GPEI Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância. Especialista em Alfabetização e Letramento. Pedagoga. Experiência na área de Pedagogia com ênfase no ensino aprendizagem da educação básica. Atualmente, está com pesquisa em andamento no PPGE da Univille (Mestrado em Educação) sobre a concepção de Estado, Família e Educação em programas para primeira infância do Governo Federal. Atuando nas áreas de Políticas Públicas e práticas para Educação Infantil. Experência no desenvolvimento e aprendizagem com foco na perspectiva sócio cultural.

Rosânia Campos, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) Doutorado em Educação (2008) Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, instituição pela qual também realizou seus estudos de Mestrado em Educação (2001). É graduada em Psicologia (1994) e possui especialização em psicopedagogia (1997). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância - GPEI vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, instituição na qual trabalha no Programa de Pós -Graduação em Educação - Mestrado em Educação e nos cursos de graduação: psicologia e licenciaturas. é Membro Associado do International Centre for the Study of the Mix Economi of Childcare (ICMEC) da University of East London. Participa do GT Infâncias y juventude - CLACSO. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica com concentração na educação infantil, Políticas Públicas para Educação Básica, com ênfase em Políticas Públicas para educação infantil, psicologia educacional.

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Publicado

2022-10-27