Reflexões sobre currículo e infância durante a pandemia: um estudo a partir das lives da Anped

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85088

Resumo

OO presente artigo busca refletir sobre as contribuições das lives do GT 07 da ANPED no debate sobre currículo para a infância no Brasil, ao longo da pandemia. Dessa forma, buscou-se analisar quais contribuições essas lives trazem para o debate sobre currículo para a infância no Brasil durante as restrições sociais impostas devido à COVID-19. Assume-se um tecer metodológico da pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa. Compreende-se que as narrativas presentes nas lives pontuaram questões críticas quanto à situação da educação infantil, num cenário de incertezas, desafios e enfrentamento das desigualdades, de distanciamento social e suspensão de aulas, com dificuldades de acesso/conectividade, vínculos, afetividade e carências de toda a ordem que envolvem a luta pela garantia do direito à aprendizagem das crianças.

Biografia do Autor

Glauciene Foro Cardoso, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará(2003). Atualmente é Professora e tecnica pedagogica da Secretaria Estadual de Educação e Professor de Educação Geral da Secretaria Municipal de Educação Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. 

Daniele Dorotéia Rocha da Silva Lima, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA (2015). Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação Científica e (auto)biografia docente. Atuou por 19 anos como professora da Secretaria Municipal de Ensino e por 12 anos como Técnica em Assuntos Educacionais da UFPA. Esteve a frente da Diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Secretaria de Estado de Educação do Pará (2008 e 2009). Tem experiência na Educação Básica e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho pedagógico, formação de professores, educação em ciências e matemática, políticas públicas e infância. É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAR, vinculado ao IEMCI/UFPA, bem como atua na extensão universitária junto ao Clube de Ciências da UFPA. Em 2017 passou a ser credenciada no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Compõe o núcleo gestor do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação. É membro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará. Atualmente atua como professora associada na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências da Educação-ICED.

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Publicado

2022-03-21