Reflexões sobre currículo e infância durante a pandemia: um estudo a partir das lives da Anped
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85088Resumo
OO presente artigo busca refletir sobre as contribuições das lives do GT 07 da ANPED no debate sobre currículo para a infância no Brasil, ao longo da pandemia. Dessa forma, buscou-se analisar quais contribuições essas lives trazem para o debate sobre currículo para a infância no Brasil durante as restrições sociais impostas devido à COVID-19. Assume-se um tecer metodológico da pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa. Compreende-se que as narrativas presentes nas lives pontuaram questões críticas quanto à situação da educação infantil, num cenário de incertezas, desafios e enfrentamento das desigualdades, de distanciamento social e suspensão de aulas, com dificuldades de acesso/conectividade, vínculos, afetividade e carências de toda a ordem que envolvem a luta pela garantia do direito à aprendizagem das crianças.
Referências
ANPED. Sobre a Anped. 2021. Disponível em: https://www.anped.org.br/sobre-anped. Acesso em: 02 ago. 2021.
ARROYO, Miguel. Vidas ameaçadas: exigências- respostas éticas da educação e da docência. Petropólis: Vozes, 2019.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 ago. 2021.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular-BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. Parecer nº. 5, de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 jul. 2021.
CAMPOS, Maria Malta. A regulamentação da Educação Infantil. In: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil. Volume II. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1998
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: Experiências e histórias na pesquisa qualitativa. 2. ed. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: UDUFU, 2015. 250 p.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação infantil como direito. In: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil. Volume II. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1998. p. 9-15.
GODOY, Andressa Jove; GALIZIA, Fernando Stanzione. De aluno a professor: percepções sobre aulas de literatura. Educação: Teoria e Prática, v. 31, 2021.
GONÇALVES, Edilma Mendes Rodrigues; BRITTO, Ana Luiza Floriano de Moura. Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar. Revista Práxis, v. 12, n. 1, 2020.
LUZ, Iza Rodrigues da. Educação infantil: direito reconhecido ou esquecido? Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 22, p. 41-58, 2006.
MALETTA, Ana Paula Braz; FERREIRA, Maria Manuela Martinho & TOMÁS , Catarina Almeida. Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas?. Linhas Críticas, n. 26, 2020, p. 1–20. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110
MIEIB. Posicionamento Público do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) relativa à proposta de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre reorganização dos calendários escolares e atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. Disponível em: https://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2020/04/POSICIONAMENTO-MIEIB-PARA-O-CNE-FINAL-19.04.2020.pdf. Acesso em 08 nov. 2021.
MOREIRA, Antonio; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 95–103, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso em: 25 nov. 2021.
PORTAL FIOCRUZ. Estudo da Rede Covida analisa medidas de contenção da Covid-19. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-da-rede-covida-analisa-medidas-de-contencao-da-covid-19. Acesso em 03 jun. 2021.
SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTAIANA, Rochele da Silva; SILVA, Veronice Camargo; GONÇALVES, Laila Gabrielle Naymaer. Governamento da infância: uma análise da Base Nacional Comum Curricular da educação infantil. Zero-a-seis, v. 23, n. 1, p. 1183-1203, 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagógica do vírus. Coimbra: Almedina. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Coronavírus: tudo que é sólido desmancha no ar. 2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/04/02/coronavirustudo-o-que-e-solido-desmancha-no-ar. Acesso em: 9 dez. 2020.
SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Marina Rebeca. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 22, n. especial, p. 1177-1187, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1177. Acesso em: 01 out. 2021.
SOUSA, Kelly Guimarães; BARBOSA, Miria Faria; SILVA, Rosa Jussara Bonfim. O processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil em tempos de pandemia: Um artigo original. Anais do 3° Simpósio de TC das faculdades FINOM e Tecsoma. Resumo dos trabalhos, 2020. p. 1396-1412.
SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, p. 81-89, 2020.
UNESCO.ORG. Primeira infância: vida das crianças antes, durante e depois da pandemia. 2021. Disponível em: https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/pt/portal/primeira-infancia-vida-das-criancas-antes-durante-e-depois-da-pandemia. Acesso em: 01 out. 2021.
WALLON, Henri. As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentimento de personalidade. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.
WALLON, Henri. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1986.
WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Rio de Janeiro: Estampa 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.