Reflections on curriculum and childhood during the pandemic: a study from Anped lives

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85088

Abstract

This paper seeks to reflect on the contributions of ANPED's WG 07 lives in the debate on curriculum for childhood in Brazil, throughout the pandemic. Thus, we seek to analyze what contributions the lives of the ANPED WG 07 are bringing to the debate on curriculum for childhood in Brazil, throughout the pandemic? We assume a methodological weave of qualitative research, with a narrative approach. We understand that the narratives present in the lives highlighted critical issues regarding the situation of early childhood education, in a scenario of uncertainties, challenges and facing inequalities, social distancing and suspension of classes, with access/connectivity difficulties, bonds, affection, lack of everything. the order involved in the struggle to guarantee children's right to learning.

Author Biographies

Glauciene Foro Cardoso, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará(2003). Atualmente é Professora e tecnica pedagogica da Secretaria Estadual de Educação e Professor de Educação Geral da Secretaria Municipal de Educação Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. 

Daniele Dorotéia Rocha da Silva Lima, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA (2015). Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação Científica e (auto)biografia docente. Atuou por 19 anos como professora da Secretaria Municipal de Ensino e por 12 anos como Técnica em Assuntos Educacionais da UFPA. Esteve a frente da Diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Secretaria de Estado de Educação do Pará (2008 e 2009). Tem experiência na Educação Básica e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho pedagógico, formação de professores, educação em ciências e matemática, políticas públicas e infância. É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAR, vinculado ao IEMCI/UFPA, bem como atua na extensão universitária junto ao Clube de Ciências da UFPA. Em 2017 passou a ser credenciada no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Compõe o núcleo gestor do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação. É membro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará. Atualmente atua como professora associada na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências da Educação-ICED.

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Published

2022-03-21