Gênero e Escola: por outras práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Os estudos de gênero procuraram mostrar que as referências culturais são sexualmente produzidas por meio de símbolos, jogos de significação e relações de poder, de parentesco, econômico e políticas. “As relações de gênero são uma construção cultural e social e como tal representam um processo contínuo e descontínuo de produção de lugares e poderes do homem e da mulher em cada cultura e sociedade” (OLIVEIRA, 1999, p.70). Assim, parafraseando LOURO (2003), a discussão sobre gênero tem por objetivo contribuir com o combate às relações autoritárias, questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres e apontar caminhos para a transformação dos paradigmas estabelecidos em torno da relação homens/mulheres na sociedade. Essas discussões possibilitam repensar nossa participação social, seja no espaço escolar, seja em nossas relações afetivas, estabelecendo novas relações entre a subjetividade do outro e a nossa, respeitando as semelhanças e as diferenças, mas acima de tudo, propondo o diálogo com essas diferenças.Downloads
Publicado
2007-12-05
Edição
Seção
Artigos Demanda Contínua
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.