Gênero e Escola: por outras práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Os estudos de gênero procuraram mostrar que as referências culturais são sexualmente produzidas por meio de símbolos, jogos de significação e relações de poder, de parentesco, econômico e políticas. “As relações de gênero são uma construção cultural e social e como tal representam um processo contínuo e descontínuo de produção de lugares e poderes do homem e da mulher em cada cultura e sociedade” (OLIVEIRA, 1999, p.70). Assim, parafraseando LOURO (2003), a discussão sobre gênero tem por objetivo contribuir com o combate às relações autoritárias, questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres e apontar caminhos para a transformação dos paradigmas estabelecidos em torno da relação homens/mulheres na sociedade. Essas discussões possibilitam repensar nossa participação social, seja no espaço escolar, seja em nossas relações afetivas, estabelecendo novas relações entre a subjetividade do outro e a nossa, respeitando as semelhanças e as diferenças, mas acima de tudo, propondo o diálogo com essas diferenças.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
