As brincadeiras infantis: o papel do professor na sua constituição

Autores

  • Graziela Pereira da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Maria Costa Machado Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança Pequena, Brincadeira

Resumo

Este relatório é fruto de observações, registros e de atuações diretas com as crianças e tem como objetivo socializar algumas de nossas experiências e reflexões como estagiárias do curso de Pedagogia, semestre 2006/01 da Universidade Federal de Santa Catarina. Nosso estágio foi realizado com o grupo 3B, no período vespertino, constituído por 9 crianças, da faixa etária de 1 ano e 7 meses a 2 anos e 7 meses, sendo 3 meninos e 6 meninas. O estágio teve na observação participante um caminho para a aproximação aos universos infantis, com o intuito de refletir sobre a organização do cotidiano das crianças, como se relacionam, como funciona e o que fazem nesses espaços oferecidos a elas. Através de registros escritos e fotográficos tentamos construir um olhar sensível e atento aos diversos modos de ser, de agir e de viver a infância das crianças dentro da instituição de educação infantil. Estes registros nos permitiram conhecer o grupo de crianças e nortearam nossos caminhos por proposições que garantissem os direitos das crianças, suas necessidades, interesses, desejos e vontades.

Biografia do Autor

Graziela Pereira da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga, ex-bolsista estagiária de monitoria no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância, professora de Educação Infantil no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2007-12-05