Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85221

Resumo

A creche como espaço de redenção e conservação da pequena infância no estado de Santa Catarina é o tema deste artigo. Buscamos identificar, analisar e qualificar os termos dessa abordagem, através da problematização da política de assistência à maternidade e à infância no contexto catarinense, que teve maior expressão na década de 1940, a partir da fundação da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e da instalação da Creche no Centro de Puericultura Beatriz Ramos, na capital do estado. Nos relatórios anuais da LBA e na imprensa periódica de grande circulação no estado identificamos sujeitos e instituições que se ocuparam direta e/ou indiretamente da pequena infância, objetivando a redenção e conservação desse segmento, tendo como base a assistência médico-higiênica. A criação da creche foi uma estratégia de educação sanitária com foco nas famílias, em especial, nas mães, uma medida  de combate às doenças e à mortalidade infantil originárias das precárias condições de vida da população pobre.

Biografia do Autor

Rosa Batista, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Graduação em Pedagogia pela UFSC com habilitação em Educação Infantil. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina PPGE-UNISUL com pesquisa envolvendo "A Constituição histórica da educação infantil em Santa Catarina na primeira metade do Século XX". É Pesquisadora associada ao Núcleo de Educação da pequena Infância UFSC-NUPEIN. Participa como grupo gestor do Fórum da Educação infantil da região da Amurel ? Tubarão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente na Formação de Professores com os seguintes temas: organização do cotidiano da educação infantil, docência na educação infantil, história da docência na educação infantil. 

Leonete Luzia Schmidt, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Florianópolis, Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estágio Pós Doutoral pelo Programa de Pós Graduação em Educação na UFSC. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Pesquisadora da área da Educação desenvolvendo estudos e pesquisas sobre: história da alfabetização; instituições e modelos pedagógicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental; e políticas públicas para alfabetização. Integrante da Equipe Editorial da Poiésis - Revista do programa de Pós Graduação em Educação da Unisul e Coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica. 

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Publicado

2022-03-21