A study on child participation: what does research tell us?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85948

Keywords:

Child Participation, Child , Childhood

Abstract

The present reflection is a research based on the Sociology of Childhood, based on the premise that the child is an active social being endowed with rights and with the ability to participate effectively. In view of this, we analyzed, from qualitative-bibliographic research, the academic-scientific publications on the theme of child participation in educational institutions. We could see that studies on child participation still lack a greater space for reflection in Brazil, the data also showed us that children participate in the educational context directly or indirectly, even if they are not yet considered by adults in their actions. They claim participation and protagonism through multiple languages.

Author Biographies

Lilian Maria Soares, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (2020). Participou do programa residência pedagógica da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Cursou estágio de doutoramento na área de Sociologia da Infância pela Universidade do Minho (UM/Portugal) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto. É docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) desta mesma instituição e é coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e da da Brinquedoteca (LABRINQUE) da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação infantil, direitos das crianças, participação infantil e étnico-racial.

References

ALESSI, Viviane Maria. Rodas de conversa: uma análise das vozes infantis na perspectiva do círculo de Backtin. Editora UFPR, Curitiba-PR, 2014.

ALFAGEME, Erika; CANTOS, Raquel; MARTÍNEZ, Marta. De la participación al protagonismo infantil: Propuestas para la acción. Madri: Plataforma de Organizaciones de infância, 2003.

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. Revisão da Bibliografia. In: ALVES-MAZZOTI, Alda J.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. p.179-188.

ANDRADE, Lucimary Barnabé Pedrosa de. Direitos da infância: da tutela e proteção à cidadania e educação. In: Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 193 p.79-125. Available from SciELO Books http://book.scielo.or.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Construindo a primeira infância: o que achamos que isto seja? In: Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FERNANDES, Natália. Infância e Direitos: Participação das crianças nos contextos de vida - Representações, Práticas e Poderes. Tese de doutorado, Universidade do Minho/PT, 2005.

GUIZZO, Bianca Salazar; BALDUZZI, Lucia; LAZZARI, Arianna. Protagonismo Infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha. Educar em Revista, Curitiba, n.74, março-abril, 2019, p.271-289.

HART, Roger. La participación de los niños. De la participación simbólica a la participación auténtica. Ensayos Innocenti. Unicef, 1993.

KRAMER, Sonia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, p.13-23, 2007.

LUÍS, Joana de Freitas; ANDRADE, Sofia; SANTOS, Paula Coelho. A atitude do educador de infância e a participação da criança como referenciais de qualidade em educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, v.20, n.61, abr.-jun. p.521-541, 2015.

OLIVEIRA, Fabiana de. A criança e sua relação com a sociedade: considerações sobre a participação infantil nos espaços públicos. In: 37a Reunião Nacional da ANPED, 2015, Florianópolis. Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Florianópolis: Anped, v.1, p.1-15, 2015.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v.6, n.19, p.36-50, set./dez. 2006.

Published

2022-10-27