Um estudo sobre a participação infantil: o que nos dizem as pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e85948

Palavras-chave:

Participação Infantil, Criança, Infância

Resumo

A presente reflexão trata-se de uma pesquisa fundamentada na Sociologia da Infância, parte da premissa de que a criança é um ser social ativo dotado de direitos e com capacidade para participar de forma efetiva. Diante disso, analisamos a partir de uma pesquisa qualitativa-bibliográfica as publicações acadêmico-científicas a temática da participação infantil nas instituições educativas. Pudemos constatar que os estudos sobre participação infantil ainda carecem de um maior espaço de reflexão no Brasil, os dados também nos apontaram que as crianças participam do contexto educativo de forma direta ou indireta, mesmo que ainda não sejam consideradas pelos adultos em suas ações. Elas reivindicam a participação e o protagonismo por meio das múltiplas linguagens.

Biografia do Autor

Lilian Maria Soares, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (2020). Participou do programa residência pedagógica da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Cursou estágio de doutoramento na área de Sociologia da Infância pela Universidade do Minho (UM/Portugal) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto. É docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) desta mesma instituição e é coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e da da Brinquedoteca (LABRINQUE) da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação infantil, direitos das crianças, participação infantil e étnico-racial.

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Publicado

2022-10-27