A produção do nadar nas interações sociais das crianças: “olha o que eu sei fazer!”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87073

Palavras-chave:

Infância, Interações, Corpo, Natação, Educação Física

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve por objetivo analisar como as crianças produzem o nadar, a partir de suas interações, em práticas educativas da natação. O estudo se fundamentou nas teorias da Sociologia da Infância, que reconhece as crianças como sujeitos ativos de sua própria história e geração, pois produzem e partilham cultura nas interações com seus pares, outrossim, a Sociologia do Corpo, que entende a corporeidade como linguagem de comunicação entre os pares. A pesquisa de campo foi realizada na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL e o Colégio Dehon, pertencente ao campus universitário, na cidade de Tubarão, Santa Catarina. Os sujeitos desta investigação foram crianças de 6 a 9 anos, praticantes de natação do Programa de Extensão desta universidade e da Educação de Tempo Integral do Colégio Dehon. Os dados foram produzidos por meio de registro em diário de campo, gravação de vídeos, fotografias e conversas das crianças. As análises indicaram que as crianças constroem estratégias próprias da cultura infantil, bem como, negociam com os adultos o direito ao tempo para brincar, com a água e com o outro, nas aulas de natação. A água se revelou como brinquedo nas experiências aquáticas, sobrepondo-se em relação aos materiais pedagógicos disponíveis na piscina.  O corpo se manifestou como um vetor de comunicação entre as crianças, por meio das emoções, dos gestos, mímicas e das brincadeiras. Nas experiências vividas pelas crianças com seus pares, a pesquisa sinalizou que elas aprendem e ensinam acerca do nadar e a brincadeira é o fio condutor nesses processos. Sendo assim, as evidências indicam a importância da valorização da cultura de pares nas práticas educativas da natação.  

Biografia do Autor

Dione Arenhart, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Especialista em Atividades Aquáticas pela Universidade de Santa Catarina - UDESC. Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB. Atuou como docente na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, nas disciplinas de Metodologia e Didática da Natação, Desportos Aquáticos, Atividade Física e Saúde, Prática de Estágio em Educação Física Escolar e Sistemas Públicos de Saúde. Foi Professora das atividades aquáticas no Programa de Extensão do curso de Educação Física, na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Foi docente no Colégio Dehon - UNISUL e em Projetos Municipais. Atualmente é responsável técnica e pedagógica da Impulse Atividades Aquáticas.

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente é Professora Titular da Universidade de Brasília (UnB). Atua como coordenadora do Programa Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (PROEF) - Pólo UnB. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB, desde 2009, vinculada à Linha Estudos Socias e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer. Ao mesmo tempo é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, desde 2014, na Linha de Pesquisa Estudos Comparados em Educação. Realizou estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre agosto de 2014 e julho de 2015, com bolsa do CNPq. Foi pesquisadora visitante da University of Chicago (UC) e do Center for Dewey Studies da Southern Illinois University (SIU), nos EUA, em 2014. Igualmente, foi pesquisadora visitante do Iberoamerikanisches Institut e da Staatsbibliothek zu Berlin, na Alemanha, em 2015. Além disso, também atuou como pesquisadora visitante da University of Illinois at Chicago (UIC), nos EUA, em 2016 e 2017. Da mesma forma, foi pesquisadora visitante da Bibliothek für Bildungsgeschichtliche Forschung des DIPF, na Alemanha, em 2018. Coordenadora do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre corpo e educação, formado por pesquisadores, estudantes e professores de Educação Básica. Integrante do núcleo da Rede CEDES da UnB, desde 2009, além de outros grupos de pesquisa, como o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil no DF (HISTEDBR-DF). É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED), da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), da American Educational Research Association (AERA) e da National Association for Media Literacy Education (NAMLE). Dedica-se à pesquisa dos seguintes temas, principalmente: estudos comparados em educação, didática da educação física, aspectos sociohistóricos sobre o corpo, infância, mídia-educação, escola, desenho infantil e história da educação física. Contato: ingridwiggers@gmail.com

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Publicado

2022-10-27