Literatura infantil e juvenil negra: o lugar da menina negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87379

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil negra, Personagens negras, Gênero

Resumo

Na perspectiva de tensionar o campo da literatura infantojuvenil que, mesmo consagrada, favoreceu a folclorização e a estereotipização das personagens negras, o presente artigo discute a constituição de uma literatura infantil e juvenil negra que apresenta personagens negras. Analisaram-se livros de literatura negra infantil e juvenil e, a partir das ilustrações e do texto, refletiu-se sobre o lugar da menina negra nessa literatura e na produção da literatura infantojuvenil brasileira. Discutiu-se a importância da literatura negra para a ampliação do campo científico da literatura e analisaram-se algumas obras sobre o lugar da menina negra na literatura negra infantil e juvenil. Concluiu-se que a menina negra emergiu na literatura negra por meio das escritoras negras, devido à história que carregam de subalternização social e literária.

Biografia do Autor

Ayodele Floriano Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação pelo PPGE da UFSCAR. Mestre em Educação (2022) e graduação em Pedagogia (2018) pela UFSCar. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2007). É especialista em Biologia Aplicada à Saúde (2008) com Mestrado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP/USP (2011). Trabalhou (2013 a 2018) no Instituto Fazenda da Toca na Escola de Educação Infantil da Toca. É professora da Educação Básica na rede particular de São Carlos. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB/UFSCAR e participa dos seguintes grupos de pesquisa: Educação Infantil e Pequena infância em Contexto - EDIPIC/UFSCAR e Educação e Relações Étnico-Raciais, do(a) Universidade Federal de São Carlos

Maria Fernanda Luiz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestra em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2013). Possui Licenciatura em Normal Superior pelo Centro Universitário de Araraquara-UNIARA(2003) e especialização em Psicopedagogia pela Universidade Metodista (2007). Atuou como docente do Programa de Atenção à Doença e Traço Falciforme junto da Secretaria de Saúde do Município de Araraquara (2009/2010). Ministrou aulas na disciplina de africanidades no Cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de São Carlos(2011). Também realizou atividades voltadas à Educação das relações étnico-raciais junto da Secretaria da Educação Municipal de Matão e de Araraquara por conta do Projeto Afroliteratura Paulista(2011/2012). Atuou como docente no curso de extensão ?História e Cultura Africana e Afro-Brasileira: promovendo a cultura negra via educação?(2014). Instrumentalizou e orientou projetos de educação básica ligadas a temática étnico-racial junto da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município de Araraquara, colaborando também com o monitoramento das visitas infantis nesse mesmo espaço e com a organização de atividades de formação para professoras(es) (2009/2016). Foi professora formadora do curso de aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-raciais (Projeto Brasil - África - Histórias Cruzadas) oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi tutora bolsista da SEAD/UFSCar no curso de graduação em Pedagogia, na disciplina Escola e diversidade: Relações étnico-raciais. Atuou como docente efetiva na Educação Básica I da Rede Estadual de São Paulo e na Educação Integral da Rede Municipal de Araraquara. Foi Coordenadora Executiva de Direitos Humanos do Município de Araraquara (2017/2019).Atualmente é vice-diretora na Prefeitura Municipal de Campinas. Pesquisadora-colaboradora do Grupo de estudos em Educação das Relações étnico-raciais (Grupo ERE) da Unesp de Araraquara. Integrante do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR) do Município de Araraquara. Hoje também estudante-pesquisadora do Núcleo de Estudos afro-brasileiros(NEAB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Colaboradora da Comissão de Verdade da escravidão-OAB/Araraquara. Vencedora na categoria Professor-Ensino Fundamental I do 7º prêmio Educar para igualdade Racial e de Gênero pela realização do projeto "Brincando Conhecemos a África" desenvolvido nos anos iniciais do Ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual no município de Araraquara.

Anete Abramowicz, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Em 2010 concluiu um estágio de pós-doutoramento de 13 meses no CERLIS (Centre de Recherche Sur Les Liens Sociaux) na Universidade Paris Descartes em Paris na área da Sociologia da Infância. Atualmente é professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação para a infância, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero. Em 2010 recebeu a bolsa produtividade. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar de 2003 a 2005, foi coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da ANPED e vice-coordenadora do GT de 0 a 6 anos da ANPED. Foi editora responsável da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) de 2007 até 2017, atualmente é editora honorária. É Professora Titular Sênior da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete. Contos de Perrault, imagens de mulheres. Cadernos CEDES [online]. v. 19, n. 45, p. 80-98, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000200006. Acesso em: 7 maio 2022.

ABRAMOWICZ, Anete; MELLO, Roseli. Educação: Pesquisa e Práticas. Campinas: Papirus, 2000.

ARAUJO, Débora Oyayomi Cristina de; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Diversidade étnico-racial e a produção literária infantil: análise e resultados. In: BENTO, Maria Aparecida Silva (orgs.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2011. p.194-219.

BERND, Zilá. Negritude e literatura na América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1993.

CÂMARA, Ana Zarco. O cabelo de Cora. Ilustrações de Taline Schubach. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

COSTA, Vanessa Rosa da. Protagonismos de meninas negras na literatura infantil contemporânea. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. 129 p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218411 . Acesso em: 20 dez. 2021.

CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DAMASCENO, Benedita Gouveia. Poesia negra no modernismo brasileiro. Campinas: Pontes, 1988.

DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Cortez; Centro de Ciências da Educação, 2017.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix - Capitalisme et schizopherénie. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980.

DEL PRIORI, Mary (org.); BASSANEZI, Carla (coord. de textos). Histórias das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto/Ed. UNESP, 1997.

DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura, política, identidades. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2005.

EMICIDA. Amoras. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018.

EMICIDA. E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas. São Paulo: Companhia das Letrinhas; Laboratório Fantasma, 2020.

FAUSTINO, Oswaldo. Iori descobre o Sol − o Sol descobre Iori. Ilustração de Taisa Borges. São Paulo: Melhoramentos, 2015.

FÉLIX, Andreza. Meia curta. Ilustração de Santiago Régis. Belo Horizonte: Mazza, 2020.

FOUCAULT, Michel. El ordem del discurso. Cuadernos Marginales, Barcelona,1970.

FRANCO JUNIOR, Arnaldo. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências, v. 3, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/download/54247763/143201616-Operadores-de-Leitura-Da-Narrativa.pdf. Acesso em: 17 set. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUIZ, Maria Fernanda. Entre prosas e livros: A literatura infantil-negro brasileira interroga, tensiona e expande o campo da literatura infantil brasileira. 2022. 206f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2022.

NUNES, Davi. Bucala: a pequena princesa do quilombo do Cabula. Ilustrações de Daniel Santana. Rio de Janeiro: Malê, 2019.

OLIVEIRA, Kiussam. O mundo no black power de Tayó. Ilustrações de Taisa Borges. São Paulo: Peirópolis, 2013.

PERROT, Michelle; DUBY, Georges (org.). História das mulheres no Ocidente. v. 1, 2, 3, 4 e 5. Porto: Afrontamento; Ebradil, 1990/1991.

PROENÇA FILHO, Domício. A trajetória do negro na literatura brasileira. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 25. (Organização Joel Rufino dos Santos), 1997.

RABASSA, Gregory. O negro na ficção brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1965.

RAIA, Ana Lúcia da Silva. As meninas negras na literatura infantil sob a perspectiva de olhares plurais: o que dizem esses olhares?. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 159. 2020. Disponível em: http://www.ppgeb.cap.uerj.br/wp-content/uploads/2021/02/Ana-Lucia-Raia-Dissertacao-Ana-2021-REVISAO-CONCLUIDA.pdf Acesso em: 21 dez. 2021.

ROSA, Sonia. Os tesouros de Monifa. Ilustração de Rosinha. São Paulo: Brinque-book, 2009.

ROSA, Sonia. Alice vê. Ilustração de Luna. São Paulo: DCL, 2013.

SANTANA, Patrícia. Cheirinho de neném. Ilustração de Thiago Amormino. Belo Horizonte: Mazza, 2011.

SILVA, Ayodele Floriano. 2022. 137f. Personagens negras infantis: retalhos de histórias. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2022.

SOUZA, Floretina da Silva. Afro-descendência em cadernos negros e jornal do MNU. Belo Horizonte:Autêntica, 2005.

Publicado

2022-12-19