Black Children's Literature: The Place Of The Black Girl

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87379

Keywords:

Black children's and youth literature, Black characters, Gender

Abstract

With a view to tensioning the field of children's and youth literature, which, even though it was established, favored the folklorization and stereotyping of black characters, this article discusses the constitution of a black children's and youth literature that features black characters. Books of black children's and youth literature were analyzed and, based on the illustrations and the text, a reflection was made on the place of the black girl in this literature and in the production of Brazilian children's literature. The importance of black literature for the expansion of the scientific field of literature was discussed and some works on the place of the black girl in black children's and youth literature were analyzed. It was concluded that the black girl emerged in black literature through black female writers, due to the history they carry of social and literary subordination.

Author Biographies

Ayodele Floriano , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação pelo PPGE da UFSCAR. Mestre em Educação (2022) e graduação em Pedagogia (2018) pela UFSCar. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2007). É especialista em Biologia Aplicada à Saúde (2008) com Mestrado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP/USP (2011). Trabalhou (2013 a 2018) no Instituto Fazenda da Toca na Escola de Educação Infantil da Toca. É professora da Educação Básica na rede particular de São Carlos. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB/UFSCAR e participa dos seguintes grupos de pesquisa: Educação Infantil e Pequena infância em Contexto - EDIPIC/UFSCAR e Educação e Relações Étnico-Raciais, do(a) Universidade Federal de São Carlos

Maria Fernanda Luiz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestra em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2013). Possui Licenciatura em Normal Superior pelo Centro Universitário de Araraquara-UNIARA(2003) e especialização em Psicopedagogia pela Universidade Metodista (2007). Atuou como docente do Programa de Atenção à Doença e Traço Falciforme junto da Secretaria de Saúde do Município de Araraquara (2009/2010). Ministrou aulas na disciplina de africanidades no Cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de São Carlos(2011). Também realizou atividades voltadas à Educação das relações étnico-raciais junto da Secretaria da Educação Municipal de Matão e de Araraquara por conta do Projeto Afroliteratura Paulista(2011/2012). Atuou como docente no curso de extensão ?História e Cultura Africana e Afro-Brasileira: promovendo a cultura negra via educação?(2014). Instrumentalizou e orientou projetos de educação básica ligadas a temática étnico-racial junto da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município de Araraquara, colaborando também com o monitoramento das visitas infantis nesse mesmo espaço e com a organização de atividades de formação para professoras(es) (2009/2016). Foi professora formadora do curso de aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-raciais (Projeto Brasil - África - Histórias Cruzadas) oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi tutora bolsista da SEAD/UFSCar no curso de graduação em Pedagogia, na disciplina Escola e diversidade: Relações étnico-raciais. Atuou como docente efetiva na Educação Básica I da Rede Estadual de São Paulo e na Educação Integral da Rede Municipal de Araraquara. Foi Coordenadora Executiva de Direitos Humanos do Município de Araraquara (2017/2019).Atualmente é vice-diretora na Prefeitura Municipal de Campinas. Pesquisadora-colaboradora do Grupo de estudos em Educação das Relações étnico-raciais (Grupo ERE) da Unesp de Araraquara. Integrante do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR) do Município de Araraquara. Hoje também estudante-pesquisadora do Núcleo de Estudos afro-brasileiros(NEAB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Colaboradora da Comissão de Verdade da escravidão-OAB/Araraquara. Vencedora na categoria Professor-Ensino Fundamental I do 7º prêmio Educar para igualdade Racial e de Gênero pela realização do projeto "Brincando Conhecemos a África" desenvolvido nos anos iniciais do Ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual no município de Araraquara.

Anete Abramowicz, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Em 2010 concluiu um estágio de pós-doutoramento de 13 meses no CERLIS (Centre de Recherche Sur Les Liens Sociaux) na Universidade Paris Descartes em Paris na área da Sociologia da Infância. Atualmente é professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação para a infância, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero. Em 2010 recebeu a bolsa produtividade. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar de 2003 a 2005, foi coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da ANPED e vice-coordenadora do GT de 0 a 6 anos da ANPED. Foi editora responsável da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) de 2007 até 2017, atualmente é editora honorária. É Professora Titular Sênior da Universidade Federal de São Carlos.

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Published

2022-12-19