Educação infantil: uma trajetória de pesquisa e indicações para a avaliação de contextos educativos.

Autores

  • Eloisa Acires Candal Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Beatriz Cerisara Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Josué da Silva Filho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Educação infantil, Avaliação, Contextos educativos

Resumo

A partir da apresentação da trajetória de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN (antes NEE0A6), este texto, publicado originalmente em 2002, pretendeu, fornecer subsídios para o debate acerca de indicadores para a avaliação de contextos educativos. Na primeira parte do mesmo buscamos recuperar uma reflexão sobre o caráter da pesquisa pedagógica na educação infantil; na segunda, traçamos a trajetória de pesquisa do NEE0A6 (atual NUPEIN), com ênfase nas pesquisas realizadas em torno do tema da formação dos professores de educação infantil, com o objetivo de apresentar o ponto de vista de professores e crianças, sujeitos das pesquisas, e indicar limites e perspectivas da atividade nesta área. Por último, explicitamos críticas construídas a partir das investigações realizadas, enfatizando aspectos relativos à articulação entre os processos de investigação e os processos formativos. Além disso, indicamos alguns aspectos que devem ser considerados no processo de pesquisa sobre avaliação de contextos educativos como forma de estabelecer indicadores.

Biografia do Autor

Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Doutora em Educação e Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho

João Josué da Silva Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Progama de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação pela UFSC. Pós-Doutorado em Estudos da Criança pelo Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho - Portugal.

Downloads

Publicado

2007-06-23