Educação infantil: uma trajetória de pesquisa e indicações para a avaliação de contextos educativos.

Eloisa Acires Candal Rocha, Ana Beatriz Cerisara, João Josué da Silva Filho

Resumo


A partir da apresentação da trajetória de pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN (antes NEE0A6), este texto, publicado originalmente em 2002, pretendeu, fornecer subsídios para o debate acerca de indicadores para a avaliação de contextos educativos. Na primeira parte do mesmo buscamos recuperar uma reflexão sobre o caráter da pesquisa pedagógica na educação infantil; na segunda, traçamos a trajetória de pesquisa do NEE0A6 (atual NUPEIN), com ênfase nas pesquisas realizadas em torno do tema da formação dos professores de educação infantil, com o objetivo de apresentar o ponto de vista de professores e crianças, sujeitos das pesquisas, e indicar limites e perspectivas da atividade nesta área. Por último, explicitamos críticas construídas a partir das investigações realizadas, enfatizando aspectos relativos à articulação entre os processos de investigação e os processos formativos. Além disso, indicamos alguns aspectos que devem ser considerados no processo de pesquisa sobre avaliação de contextos educativos como forma de estabelecer indicadores.

Palavras-chave


Educação infantil; Avaliação; Contextos educativos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.