A construção de uma política pública de gênero e cidadania na educação de infância portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87712Palavras-chave:
Educação de Infância, Gênero, Guião, PortugalResumo
E
Este trabalho é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as estratégias e os desafios no processo de construção do Guião de Educação – Gênero e cidadania – pré-escolar, um guião de cidadania e igualdade de gênero para a educação pré-escolar portuguesa. A partir de um olhar histórico, teve como suporte teórico os conceitos de configuração e relações de interdependência, de Norbert Elias; e gênero, de Joan Scott. A partir da abordagem metodológica do ciclo de políticas, de Stephen Ball, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete mulheres-professoras, que participaram do processo de construção do Guião. Partindo do pressuposto de que para a compreensão de uma política pública é necessário analisarmos tanto o contexto social, como a participação dos indivíduos, ressaltamos que a participação de cada uma dessas profissionais foi imprescindível para a solidificação dessa política, na articulação entre as políticas de Igualdade e as políticas de Educação.
Referências
BALL, Stephen J. What is policy? Texts, trajectories and a toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, vol 13, n. 2, p. 10-17, 1993.
BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University, 1994.
CARDONA, Maria João et al. Guião de Educação, gênero e cidadania. – Pré-escolar. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Lisboa, 2015.
ELIAS, Norbert. A Sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa. Edições 70, 2008.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cadernos Pagu, v. 26, p. 279-288, 2006.
FINCO, Daniela. Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2010.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n.19, jan/abr, p.20-29, 2002.
PORTUGAL. Resolução do Conselho de Ministros nº 103/2013. V Plano Nacional para a Igualdade de Gênero, Cidadania e Não Discriminação -2014 - 2017. Diário da República, 1ª série, nº 253, dez. 2013.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, p. 71-99, jul./dez., 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.