A construção de uma política pública de gênero e cidadania na educação de infância portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87712

Palavras-chave:

Educação de Infância, Gênero, Guião, Portugal

Resumo

E

Este trabalho é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as estratégias e os desafios no processo de construção do Guião de Educação – Gênero e cidadania – pré-escolar, um guião de cidadania e igualdade de gênero para a educação pré-escolar portuguesa. A partir de um olhar histórico, teve como suporte teórico os conceitos de configuração e relações de interdependência, de Norbert Elias; e gênero, de Joan Scott. A partir da abordagem metodológica do ciclo de políticas, de Stephen Ball, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete mulheres-professoras, que participaram do processo de construção do Guião. Partindo do pressuposto de que para a compreensão de uma política pública é necessário analisarmos tanto o contexto social, como a participação dos indivíduos, ressaltamos que a participação de cada uma dessas profissionais foi imprescindível para a solidificação dessa política, na articulação entre as políticas de Igualdade e as políticas de Educação. 

Biografia do Autor

Carolina Faria Alvarenga, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Professora adjunta III do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/Ufla - MG). Foi coordenadora adjunta do Pibid Pedagogia - gênero e sexualidades, e do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), coordenadora adjunta e revisora pedagógica do Curso de Graduação em Pedagogia a distância e coordenadora do Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil, Diferenças de Gênero e Infâncias (GEIDI/UFLA). É pesquisadora dos grupos de pesquisa "Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual - Edges - USP", "Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente - Fesex - DED/Ufla" e "Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade" da Unifesp. Coordena a pesquisa Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectiva, financiada pela Fapemig. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil; infâncias; formação inicial e continuada docente; relações de gênero; educação para as sexualidades; políticas públicas para Educação Infantil.

Thuanny Aparecida Nogueira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras- UFLA. Possui experiência na área de Educação, com estágio em educação infantil, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID com foco em alfabetização e letramento. Bolsista de Iniciação Científica no projeto "Gênero e educação de infância: desafios na construção de uma política pública educacional portuguesa" Bolsista CNPq no projeto ?Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectivas?.

Maria João Cardona, Instituto Politécnico de Santarém - Portugal

Maria João Cardona. Doutoramento em Ciências da Educação (Univ. de Caen/Registo Univ. Minho, 2001); D.E.A ( Univ. Caen, reconhecido pela Univ. Lisboa como Mestrado, 1992) Licenciatura em Psicologia e C. da Educação (Univ. Lisboa, 1984); Curso de Educadora de Infância (Escola João de Deus, 1980). Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 1986, dos vários cargos desempenhados: Coordenação do curso de Educação de Infância(1992-2001); Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2001-2005); Presidente do Conselho Directivo da Escola (2005-2010);Presidente Conselho Técnico Cientifico ( 2010- 2014); Coordenação do Mestrado em Administração Educacional e do Mestrado que habita para a docência na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Vários projectos nacionais e publicações no âmbito da formação, educação e politicas educativas para as primeiras idades; género e educação para a cidadania. Destaque para a coordenação do PROCEPE, 1992-2000 ( Proj. financiado pela F. GulbenKian), Projecto Co-Educação (coord. pela CIDM); Coordenação dos guiões género e cidadania para a educação pré-escolar e 1º ciclo ensino básico (Proj. CIG). Projetos e trabalho como consultora da F. Gulbenkian e Banco Mundial em Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Trabalho de colaboração com a Guiné e Macau. Vários projetos de cooperação e publicações conjuntas com o Brasil. Foi membr do Conselho Cientifico-pedagógico da formação Contínua do Ministério da Educação ( 2009- 2014); Presidente da APEI ( 1996/2000); GEDEI ( 2002/05). Integra CIEC da Universidade Minho e CIE da Universidade da Madeira.

Referências

BALL, Stephen J. What is policy? Texts, trajectories and a toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, vol 13, n. 2, p. 10-17, 1993.

BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University, 1994.

CARDONA, Maria João et al. Guião de Educação, gênero e cidadania. – Pré-escolar. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Lisboa, 2015.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa. Edições 70, 2008.

FARIA, Ana Lúcia Goulart. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cadernos Pagu, v. 26, p. 279-288, 2006.

FINCO, Daniela. Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n.19, jan/abr, p.20-29, 2002.

PORTUGAL. Resolução do Conselho de Ministros nº 103/2013. V Plano Nacional para a Igualdade de Gênero, Cidadania e Não Discriminação -2014 - 2017. Diário da República, 1ª série, nº 253, dez. 2013.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, p. 71-99, jul./dez., 1995.

Publicado

2022-12-19