A construção de uma política pública de gênero e cidadania na educação de infância portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87712Palavras-chave:
Educação de Infância, Gênero, Guião, PortugalResumo
E
Este trabalho é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as estratégias e os desafios no processo de construção do Guião de Educação – Gênero e cidadania – pré-escolar, um guião de cidadania e igualdade de gênero para a educação pré-escolar portuguesa. A partir de um olhar histórico, teve como suporte teórico os conceitos de configuração e relações de interdependência, de Norbert Elias; e gênero, de Joan Scott. A partir da abordagem metodológica do ciclo de políticas, de Stephen Ball, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete mulheres-professoras, que participaram do processo de construção do Guião. Partindo do pressuposto de que para a compreensão de uma política pública é necessário analisarmos tanto o contexto social, como a participação dos indivíduos, ressaltamos que a participação de cada uma dessas profissionais foi imprescindível para a solidificação dessa política, na articulação entre as políticas de Igualdade e as políticas de Educação.
Referências
BALL, Stephen J. What is policy? Texts, trajectories and a toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, vol 13, n. 2, p. 10-17, 1993.
BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University, 1994.
CARDONA, Maria João et al. Guião de Educação, gênero e cidadania. – Pré-escolar. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Lisboa, 2015.
ELIAS, Norbert. A Sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa. Edições 70, 2008.
FARIA, Ana Lúcia Goulart. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cadernos Pagu, v. 26, p. 279-288, 2006.
FINCO, Daniela. Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2010.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n.19, jan/abr, p.20-29, 2002.
PORTUGAL. Resolução do Conselho de Ministros nº 103/2013. V Plano Nacional para a Igualdade de Gênero, Cidadania e Não Discriminação -2014 - 2017. Diário da República, 1ª série, nº 253, dez. 2013.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, p. 71-99, jul./dez., 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.