Construction of a public policy on gender and citizenship in portuguese children's education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87712

Keywords:

Childhood Education, Gender, Guião, Portugal

Abstract

This work is part of a research that aimed to understand how strategies and challenges in the process of building the Education Guide – Gender and citizenship – preschool, a citizenship and gender equality guide for portuguese preschool education. From a historical perspective, it had as theoretical support the concepts of configuration and interdependence relations, by Norbert Elias; and gender, by Joan Scott. From the methodological approach of the policy cycle, by Stephen Ball do, semi-interviews were carried out with seven women-teachers, who participated in the process of building the Guide. Starting from the definition of a public policy is necessary to study the participation of all social contexts, we emphasize that the participation of each of these professionals was fundamental for the strengthening of this policy, between equality policies and education policies.

Author Biographies

Carolina Faria Alvarenga, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Professora adjunta III do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/Ufla - MG). Foi coordenadora adjunta do Pibid Pedagogia - gênero e sexualidades, e do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), coordenadora adjunta e revisora pedagógica do Curso de Graduação em Pedagogia a distância e coordenadora do Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil, Diferenças de Gênero e Infâncias (GEIDI/UFLA). É pesquisadora dos grupos de pesquisa "Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual - Edges - USP", "Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente - Fesex - DED/Ufla" e "Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade" da Unifesp. Coordena a pesquisa Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectiva, financiada pela Fapemig. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil; infâncias; formação inicial e continuada docente; relações de gênero; educação para as sexualidades; políticas públicas para Educação Infantil.

Thuanny Aparecida Nogueira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras- UFLA. Possui experiência na área de Educação, com estágio em educação infantil, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID com foco em alfabetização e letramento. Bolsista de Iniciação Científica no projeto "Gênero e educação de infância: desafios na construção de uma política pública educacional portuguesa" Bolsista CNPq no projeto ?Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectivas?.

Maria João Cardona, Instituto Politécnico de Santarém - Portugal

Maria João Cardona. Doutoramento em Ciências da Educação (Univ. de Caen/Registo Univ. Minho, 2001); D.E.A ( Univ. Caen, reconhecido pela Univ. Lisboa como Mestrado, 1992) Licenciatura em Psicologia e C. da Educação (Univ. Lisboa, 1984); Curso de Educadora de Infância (Escola João de Deus, 1980). Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 1986, dos vários cargos desempenhados: Coordenação do curso de Educação de Infância(1992-2001); Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2001-2005); Presidente do Conselho Directivo da Escola (2005-2010);Presidente Conselho Técnico Cientifico ( 2010- 2014); Coordenação do Mestrado em Administração Educacional e do Mestrado que habita para a docência na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Vários projectos nacionais e publicações no âmbito da formação, educação e politicas educativas para as primeiras idades; género e educação para a cidadania. Destaque para a coordenação do PROCEPE, 1992-2000 ( Proj. financiado pela F. GulbenKian), Projecto Co-Educação (coord. pela CIDM); Coordenação dos guiões género e cidadania para a educação pré-escolar e 1º ciclo ensino básico (Proj. CIG). Projetos e trabalho como consultora da F. Gulbenkian e Banco Mundial em Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Trabalho de colaboração com a Guiné e Macau. Vários projetos de cooperação e publicações conjuntas com o Brasil. Foi membr do Conselho Cientifico-pedagógico da formação Contínua do Ministério da Educação ( 2009- 2014); Presidente da APEI ( 1996/2000); GEDEI ( 2002/05). Integra CIEC da Universidade Minho e CIE da Universidade da Madeira.

References

BALL, Stephen J. What is policy? Texts, trajectories and a toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, vol 13, n. 2, p. 10-17, 1993.

BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University, 1994.

CARDONA, Maria João et al. Guião de Educação, gênero e cidadania. – Pré-escolar. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Lisboa, 2015.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa. Edições 70, 2008.

FARIA, Ana Lúcia Goulart. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cadernos Pagu, v. 26, p. 279-288, 2006.

FINCO, Daniela. Educação infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n.19, jan/abr, p.20-29, 2002.

PORTUGAL. Resolução do Conselho de Ministros nº 103/2013. V Plano Nacional para a Igualdade de Gênero, Cidadania e Não Discriminação -2014 - 2017. Diário da República, 1ª série, nº 253, dez. 2013.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, p. 71-99, jul./dez., 1995.

Published

2022-12-19