As relações étnico-raciais no contexto da educação infantil: uma análise do congresso da associação brasileira de pesquisadoras/es negras/os – COPENE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e89507

Palavras-chave:

Educação Infantil, Relações étnico-raciais, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo analisa as relações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil por meio dos Anais do Congresso de Pesquisadoras/es Negras e Negros (COPENE) no período de 2000 a 2020, abarcando todas as onze edições do evento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, que encontrou 77 trabalhos que dialogam com a temática das relações étnico-raciais na E I. Com base na análise de conteúdo, os dados foram organizados em seis temáticas: práticas pedagógicas, escuta das crianças, formação continuada, legislação, literatura e representações docentes. Os resultados indicam a importância da construção de uma Educação Infantil pautada no respeito às diferenças culturais e étnico-raciais, a necessidade de se romper com um currículo eurocentrado e a valorização das vozes das crianças.

Biografia do Autor

Sarita Faustino dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Atualmente cursando o mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espirito Santo. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998). Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola . Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente no seguinte tema: formação de professores, Educação Física na Educação Infantil, Dança Afro-Brasileira Cênica. Práticas restaurativas. Atualmente está lotada na Ceafro - Comissão de estudos Afro-brasileiro, na Secretária de Educação do Município de Vitória. Participa do NAIF - Núcleo de Aprendizagem com as Infâncias e seus fazeres, Centro de Educação Física - CEFD/UFES. Integrante do grupo de estudo Literêtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias..  

Alexandre Freitas Marchiori, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007); Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Gama Filho (2008); Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012). Doutorado em Educação Física pelo PPGEF - UFES (2019-2022) Atualmente é Professor Formador do curso de Pós Graduação em Docência em Educação Física Escolar e Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). É membro do Núcleo de Aprendizagens das Infâncias e seus Fazeres - NAIF (CEFD -UFES). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Infantil, Formação Docente, Educação Inclusiva e Autismo.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Especialização em Educação Física Escolar pela UFES (1996); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007); e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da UEM/UEL (2019). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: práticas pedagógicas e representações com e sobre as infâncias em contextos escolares e não-escolares; Representações sobre atividades físicas e esportivas; Educação Física, lazer e cultura popular. Coordenou o PIBID em Educação Física da UFES de 2013 a 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo de 2015 a 2018. Coordenador Adjunto do Comitê de Ética de Pesquisas com Seres Humanos da UFES - Campus Goiabeiras.es (NAIF).

 

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil