As relações étnico-raciais no contexto da educação infantil: uma análise do congresso da associação brasileira de pesquisadoras/es negras/os – COPENE
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e89507Palavras-chave:
Educação Infantil, Relações étnico-raciais, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo analisa as relações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil por meio dos Anais do Congresso de Pesquisadoras/es Negras e Negros (COPENE) no período de 2000 a 2020, abarcando todas as onze edições do evento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, que encontrou 77 trabalhos que dialogam com a temática das relações étnico-raciais na E I. Com base na análise de conteúdo, os dados foram organizados em seis temáticas: práticas pedagógicas, escuta das crianças, formação continuada, legislação, literatura e representações docentes. Os resultados indicam a importância da construção de uma Educação Infantil pautada no respeito às diferenças culturais e étnico-raciais, a necessidade de se romper com um currículo eurocentrado e a valorização das vozes das crianças.
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