Ajude-me a fazer parte: por uma prática pedagógica antirracista na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90592

Palavras-chave:

Crianças, Racismo, Educação infantil, Currículo, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo tece uma reflexão sobre a prática pedagógica antirracista na Educação infantil (EI), a partir de um diálogo teórico-prático com episódios cotidianos vivenciados por uma das autoras que atua como professora/pesquisadora na EI da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. Esta proposta dialógica foi realizada no âmbito do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana – da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Os dados foram coletados por meio da observação, relatos e de episódios cotidianos, realizados pela autora. O principal objetivo deste estudo é refletir sobre a educação das relações étnico-raciais, tendo em vista a prática pedagógica antirracista na EI. Alguns dados evidenciam a urgência dessa reflexão, uma vez que as crianças, nesta etapa da educação básica, projetam-se para o mundo, criando novas formas de ler, compreender, ser e agir no contexto em que estão inseridas.

Biografia do Autor

Juliana Moreira Borges, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestra pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Possui especialização em : História e Cultura Afro-brasileira, Formação de lideranças democráticas, Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia. Professora pela Prefeitura de Belo Horizonte. Compõe a coordenação ampliada do Núcleo de Estudo das Relações Étnico-Raciais de Belo Horizonte. Atua na Comissão Nacional de Promoção e Defesa da Igualdade Racial através da Rede Ação e Reação Internacional. Integra o Núcleo Tessituras de nós: núcleo de estudos, pesquisa e extensão em gênero, sexualidade e educação, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Atua principalmente nos seguintes campos de pesquisa: relações étnico-raciais, educação e gênero.

Ana Paula Braz Maletta, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu "Educação e Formação Humana" e do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder e pesquisadora do GEPICE-Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância(s), Crianças e Educação, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens (NEPEL) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Conhecimento e Educação (COED), na mesma instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância do PPGE da PUC Minas. Doutora (2017) e Mestre (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal, em 2015, financiado pela CAPES. É pós-graduada em Gestão de Processos Educativos e Avaliação pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Minas Gerais (2004) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002). Possui grande experiência como professora e coordenadora pedagógica na Ed. Básica e no Ensino Superior. Os principais campos de investigação e atuação são: Estudos Sociais da Infância e da Criança; Didática; Currículo e Educação Infantil.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter Roberto; OLIVEIRA, Fabiana; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Trabalhando a diferença na Educação infantil. São Paulo: Moderna, 2006.

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2019

AMARAL, Arleandra Cristina Talin do. O que é ser criança e viver a infância na escola: uma análise da transição da Educação infantil para o Ensino Fundamental numa escola municipal de Curitiba. 2008. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação)

– Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em: www.ppge.ufpr.br/teses/M08_amaral.pdf. Acesso em: 12 maio 2022

ANPED. Parecer sobre o documento Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Revista Brasileira de

Educação. n. 7, jan/abr. p. 89-96, 1998.

BENTO, Cida. O Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 08 abr. 2019.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, Ana Paula de Araújo Gomes. “A legislação favorece?” A formação continuada dos profissionais negros de educação do Município de Nova Iguaçu com base na lei 10.639/03 de 2006 a 2010. 2016. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio De Janeiro, 2016.

CARVALHO, Thaís Regina de. Políticas de promoção da igualdade racial na rede municipal de Educação infantil de Florianópolis/SC. Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2013

CAVALCANTI, Maria José Alves. Aprendizagem e autoestima. Monografia, 2003.Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/aprendizagem-e-auto

estima.html. Acesso em: 10 jul. 2015.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silencio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

CERISARA, Ana Beatriz. A produção acadêmica na área da educação infantil: primeiras aproximações. In: FARIA. Ana Lúcia Goulard de, PALHARES. Marina Silveira (Orgs). Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. 5. ed. Campinas: Autores

Associados, 2005.

CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Ed. UFBA, 2008.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e pesquisa, v. 29, n. 1, p. 167-182, 2003b. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022003000100012. Acesso em: 25 set. 2020.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: Saberes construídos nas lutaspor emancipação. São Paulo: Editora Vozes, 2017.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GUENTHER, Zenita Cunha. Educando o ser humano: uma abordagem da psicologia humanista. Campinas: Mercado de Letras, 1997.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

HOOKS, Bell. Meu crespo é de rainha. Ilustrações de Chris Raschka, Tradução de Nina Rizzi. Literatura Infantil. Boitatá, 2018.

HOOKS, Bell. Vivendo o amor. Geledés, 2010. Disponível em: www.geledes.org.br/vivendo-de-amor. Acesso em: 20 ago. 2020.

MALETTA, Ana Paula Braz. Currículo pensado para, por, entre e com as crianças: aproximações e distanciamentos entre o contexto brasileiro e o português. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais]. Plataforma Sucupira. 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5023274. Acesso em: 20 ago. 2020.

MELO, Cristiane Santos de. Escrevivendo-me Negra: Práticas Pedagógicas Afrofemininas, Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna. 2020.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e sentidos. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MUNANGA, Kabengele. (Org.). Superando o racismo na Escola. Brasília: MEC SECAD, 2005.

PALHARES, Marina Silveira; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. A educação Infantil: uma questão para o debate. In: FARIA, Ana Lúcia Goulard de; PALHARES. Marina Silveira (Orgs). Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. 5. ed. Campinas:

Autores Associados, 2005.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em:

http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sursur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.

SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo, uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Fátima Santana. Leia-me negra: itinerâncias formativas no CMEI Dr. Djalma Ramos Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna. 2019.

SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOARES, Lucineide Nunes. Relações étnico-raciais nas práticas educativas da Educação infantil: ouvindo crianças e adultos. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, 2013.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: insurgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil