Caminhos de atuação antirracista na educação infantil: a experiência do programa institucional de bolsas de iniciação à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90633

Palavras-chave:

Educação Infantil, PIBID, Antirracismo

Resumo

A pesquisa articula a experiência vivida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência, no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, com os estudos que reforçam a essencialidade de uma educação antirracista, desde a infância. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-formação e a conversa, a fim de compartilhar caminhos possíveis para a construção de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade. Compreende-se que o Brasil é marcado por uma história de colonização e violência contra as populações negras. A educação, que não é apartada da sociedade, possui um papel essencial na desconstrução de estereótipos e preconceitos. Dessa forma, acreditamos que os processos educativos e de formação que dialoguem com a luta antirracista possibilitam o fortalecimento de uma sociedade mais justa.

Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Psicóloga (UFRJ), Pedagoga (UCAM), Mestre e doutora em Educação (UFF), Especialista em Alfabetização (UFRJ), Docência do Ensino Superior (UNIRIO) e Educação Infantil (PUC). Arte Educadora pelo Ateliê Hélio Rodrigues e formada em Expressão Corporal pela Escola Angel Vianna. Formação Ivaldo Bertazzo (2019). Realizou 300 horas de formação em Hakomi Mindfulness-Centered Somatic Psychotherapy e 150 horas de treinamento Matrixworks. Atua como professora, coordenadora em instituições educativas há mais de 30 anos. Líder do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integra a Rede Diálogos ? Rede Internacional de Pesquisa, atividades colaborativas que reúnem pesquisadores do Brasil, França, Inglaterra, China, Portugal, Colômbia e Equador eo FOPPEN - Fórum Permanente de Pesquisa narrativa, composto por grupos de pesquisa de diferentes universidades. É colaboradora dos grupos de pesquisa Fiar (UFF), CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis (UFRJ), GiTaKa (Unirio) e (CIMNE/CNPq/UFF). https://orcid.org/0000-0001-5632-4539

Michelle Dantas Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora, desde 2013, do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), pertencente ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA), vinculado à UNIRIO. Orientadora e Avaliadora de TCCs do curso de Pedagogia do consórcio CEDERJ/UNIRIO e CEDERJ/UERJ. Professora da Educação Básica do Município do Rio de Janeiro desde 2002 e Professora de Educação Infantil (PEI) desde 2012, atuando como Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) desde 2015. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8314-1903

Stephani Oliveira Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ - ProPEd. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UNIRIO) no grupo de pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas (EIPP/UNIRIO). Também participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIRIO) no Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR/PEDRO II). Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias (GEPPAI/UERJ) e do grupo de pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas (EIPP/UNIRIO).

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil