Relações raciais e a creche: um ensaio sobre a formação da identidade negra e a prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90785

Palavras-chave:

Relações raciais, Creche, Identidade negra, Prática pedagógica

Resumo

Em defesa de uma educação equitativa, que respeite, acolha e valorize as diferenças étnico-raciais e culturais presentes em nossa sociedade desde a primeira infância, este ensaio tem por objetivo discutir a presença da temática racial na creche. Para tanto, propõe uma reflexão sobre o processo de construção da identidade vivenciado pelas crianças, em especial as crianças negras. Ressalta o papel da creche e de seus educadores e educadoras nesse processo e a construção de práticas pedagógicas que respeitem as diferenças presentes nesses espaços educativos, coadunando uma educação humanizadora aos valores civilizatórios afro-brasileiros. Conclui que as diferenças precisam ser visibilizadas e celebradas para que as creches se tornem espaços de todos(as) e de cada um(a).

Biografia do Autor

Aline Aparecida Souza de Veiga, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Mestranda pela Universidade de São Caetano do Sul, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2009). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Santo André, atuando como Assistente Pedagógica de creche. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS). Atua nos seguintes temas: educação infantil, epistemologia freiriana, relações de gênero, relações étnico-raciais, formação docente.

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil