A história das creches coletivas e dos seus profissionais na França, uma contribuição para as discussões sobre "primeira infância e relações de género”

Autores

  • Catherine Bouve Université Sorbonne Paris Nord

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e90923

Palavras-chave:

História coletiva das creches na França, Educação da primeira Infância, Relações sociais de Gênero e sexo

Resumo

Este artigo contribui para a sociogénese das creches colectivas na França e centra-se nas "babás", primeira profissão das creches no século XIX. Sob a ação combinada de homens, médicos e filantropos, mulheres da burguesia e aristocracia, a creche tornou-se um lugar para a educação de mães pobres, bem como, dos seus filhos. Através da criança, chegava-se à mãe, depois ao pai... "Reformando a moral" e os corpos, para transformar a sociedade de acordo com as representações e orientações políticas das classes privilegiadas. As qualidades morais das mães e das "babás" foram exaltadas. As mulheres burguesas supervisionam, monitorizam e treinam estas mulheres, mostrando o entrelaçamento das relações de género e de classe. O projeto social e político na origem da institucionalização das creches permite-nos abordar a forma como a definição de profissionalização no campo da primeira infância foi construída e cujos efeitos persistem ainda hoje, para além da renovação do currículo formal das creches: a baixa diversidade profissional no campo da primeira infância é constitutivo da história da instituição e das relações de género.

Biografia do Autor

Catherine Bouve, Université Sorbonne Paris Nord

Catherine Bouve est docteur en Sciences de l’Éducation. Chercheur associée au laboratoire Experice (Université Paris 13). Formatrice. Ses travaux se développent dans le champ de la sociologie de la petite enfance (politiques, pratiques, institutions, acteurs de la petite enfance).

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Publicado

2022-12-19