Racismo e o lugar do brincar: Negrinha de Monteiro Lobato (1920)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90929

Palavras-chave:

Brincar, Negrinha, Racismo

Resumo

A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, com utilização da bibliografia como instrumento, toma-se como campo o conto Negrinha, obra de Monteiro Lobato (1920). O conto tem como tema central o racismo, mas também traz como plano de fundo as relações no contexto familiar e, de alguma forma, as relações trabalhistas pós-abolição. Porém, toma-se como objeto de análise “o brincar” como ponto de fuga e móbil para o viver da personagem principal do conto, Negrinha. A partir da análise desse aspecto, alicerçados em referenciais teóricos das ciências sociais, pode-se dizer que “o brincar”, no conto, figura como uma instância de afirmação da vida sem o qual a vida não se justificaria.

Biografia do Autor

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Foi investigador Visitante no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa no ano letivo (2017-2018). Realizou uma estância de curta duração na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017). Ministrou, na qualidade de professor externo, seminário temático na Universidad de la República (Uruguai, 2021 e 2022) e na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2022). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Federal de Santa Catarina (2017- Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância-NUPEIN/UFSC/CNPq) e na Universidade Federal de Santa Maria (2017-2018 - Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação/UFSM/CNPq). Coordenador Geral do projeto contemplado no Edital Universal/CNPq 2021 (Faixa A). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor com dedicação exclusiva (DE) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Três Lagoas/CPTL/MS). Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e DOUTORADO) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/FAED/Campo Grande). Ex-COORDENADOR e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Cultura em Sociedade - EduForP (certificado pelo CNPq). Gestor do Protocolo de Intenções no 15/2021‐UFMS, celebrado entre a UFMS e o Museu Nacional de Etnologia de Moçambique ‐ MUSET. Atualmente, supervisiona o Estágio Pós-doutoral do Prof. Titular Dr. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez (UTFPR). Sendo assim passa a atuar na formação de quadros qualificados desde PIBIC, TCC (ambos na graduação), Mestrado, Doutorado e supervisão de Pós-doutoramento. Parecerísta ad hoc da revista Cadernos de Estudos Africanos do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal). Avaliador ad hoc da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguai. Foi parecerista Ad Hoc da CAPES ? Edital nº 45/2017 para a seleção do Professor Visitante no Exterior Júnior (2018). Foi parecerista Ad Hoc da CAPES - Programa PROBRAL/Edital nº 13/2018. É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade (UFMS/CNPq). Coordenador da Coleção Cenários na editora Nova Harmonia (São Leopoldo/RS/Br). Organizador de diversos livros pela Ed. Nova Harmonia e autor do livro Cenários da Indústria cultural: corpo negro, cultura e capoeira (Ed. Nova Harmonia, 2009). Autor de diversos artigos sobre a temática da Educação, Cultura e Sociedade. Membro do comitê editorial de Periódicos QUALIS-CAPES. Tem experiência na área de Ciências Humanas (Fundamentos da Educação). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Culturais, Relações étnico e "raciais" na infância, Educação (Formação) com interfaces com a Cultura, a Literatura, a Capoeira e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Os seus projetos têm sido contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) nos Editais Pró-eventos em duas edições de 2011; Publicações (2011); e pelo CNPq no Edital das Ciências Humanas (CNPq, 2012) e Igualdade de Gênero (CNPq, 2012).

Anailta Bastos de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduanda no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Membro do do Grupo de Pesquisa Formação e Cultura em Sociedade - EduForP (certificado pelo CNPq). E-mail:anailtabastosdeoliveira37@gmail.com

Angélica Caetano da Silva, Colégio Pedro II

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Atualmente é professora educação física - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação Física escolar, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Médio.

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil