Infâncias, experiências e os sentidos de ser criança negra na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e90944

Palavras-chave:

Infâncias, Experiências, Crianças negras, Educação Infantil

Resumo

Um problema a ser enfrentado para se falar em educação infantil consiste na recusa em tratar um conceito único e restrito de infância e o de ser criança. O desafio que se apresenta nesse nível de ensino, se configura em identificar e promover concepções de infâncias, experiências e sentidos de ser crianças de forma plural e diversificada. Este propósito pode ser entendido na medida em que o pensar e o agir pedagógicos na educação infantil forem compreendidos e mediados por tensões étnico-raciais subjacentes do racismo estrutural que permeiam as relações educacionais. Nesse aspecto pretende-se aqui fazer uma reflexão sobre três temas, inicialmente distintos, mas que em algum momento se entrecruzam. A tentativa é apontar um recorte breve sobre cada assunto e tecer uma reflexão sobre a forma como esses podem ser tratados no campo educacional. O propósito diz respeito a compreender os sentidos de ser criança negra na educação infantil e os desafios na construção de uma educação antirracista nesse nível de ensino.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - 2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro ?Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB-UNESC). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Membro filiado da ANPED, foi parecerista ad hoc (2015-217) do GT Filosofia da Educação e da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro Filiado da SBPC; Associado a ALFE (Asociacion Latinoamericana de Filosofia del la Educacion). Membro da Rede Nexos (UDESC); Coordenador da Sub-sede do Grupo de Pesquisa Teoria Critica e Educação (UFSCar). Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE/ANPED). Faz parte do conselho consultivo da Revista Poiésis. Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação, Educação Étnicorracial, Formação Cultural, Ética e Estética na Educação. Educação em Direitos Humanos.

Marta Regina Furlan, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2021). É Coordenadora do Projeto CRITinfância - Reinventando novos sentidos para a Educação Infantil, em que realiza ações que visam a reflexão crítica, pedagógica e da intencionalidade na educação infantil. É Editora Chefe da Revista Educação em Análise. É Líder do Grupo de Pesquisa "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica" e membro dos Grupos de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação", "Hannah Arendt e a filosofia política contemporânea", "Infância, Educação Infantil e Formação de Professores" da UEL, dos Grupos de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade", "Teoria Crítica: Filosofia, Educação e Cultura" da UNESP, do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade" da UNESC, todos credenciados no CNPq. Atualmente é professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professora Associada do Departamento de Educação, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Sermiformação e Educação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado. Membro do Conselho Editorial e Científico da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Indústria Cultural, Teoria Crítica de Sociedade e Educação Infantil.ucação infantil. 

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil