Projetos de poder e governo às crianças e aos jovens

.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e91779

Palavras-chave:

Pedagogia da morte e da guerra, Infâncias, Juventudes

Resumo

O livro ora resenhado é fruto de pesquisa de pós-doutorado da autora e pesquisadora Heloísa A. Matos Lins. Em seu texto, analisa os modos pelos quais as infâncias e as juventudes são posicionadas em projetos de poder e governo, desde as forças das direitas cristãs e armamentistas e das direitas radicais. Ao longo dos seus escritos, mapeia as representações e subjetivações de crianças e adolescentes, a partir especialmente do pensamento e da indagação: “como nos tornamos o que somos?”, para pensar linhas de fuga em meio a essa maquinaria da morte pela guerra. Acredita-se que a leitura é importante para compreender o momento atual e os processos de governo das populações, especialmente, neste caso, as infantis.

Biografia do Autor

Eleonora das Neves Simões, Prefeitura Municipal de Rio Grande

Atualmente é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Rio Grande, atuando na rede desde 2010. Ao longo deste período trabalhou como professora regente e também substituindo as professoras regentes em seus espaços de hora atividade. Como professora na hora atividade atuou desde os grupos da creche à pré-escola. Como professora regente atuou no Maternal I e II (crianças com idade entre dois e três anos), Nível I e II (crianças com idade entre quatro e cinco anos). Formada no Ensino Médio - Magistério no ano de 2009 pelo Instituto Estadual de Educação Juvenal Muller. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2013). Especialista em Educação Infantil - UNOPAR (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na Linha de Pesquisa Estudos sobre as Infâncias (2015). Doutora em Educação na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, na linha de pesquisa Currículo, profissionalização e trabalho docente, sob orientação da Prof. Drª Maria Manuela Alves Garcia. Idealizadora da página Kurumim: infâncias em diálogo nas redes sociais facebook e instagram (@kurumim_oficial). Tem experiência na área de Educação, especialmente Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação, socialização, espaços da escola, currículo, educação de zero a três anos, cursos de pedagogia, brincadeiras, brincar, docência.

Rodrigo da Paixão Pacheco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - Goiás

Doutorando em Educação, Mestre em Serviço Social, bacharel em Administração e Direito, todos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) 

Referências

LINS, Heloísa A. Matos. Pedagogias da morte e da guerra como legado das direitas radicais às crianças e adolescentes: discursos, estéticas e políticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 336p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/10/EBOOK_Pedagogias-da-morte-e-da-guerra-como-legado-das-direitas-radicais-as-criancas-e-adolescentes.pdf Acesso em: 01 nov. de 2022.

MAZUI, Guilherme. Jair Bolsonaro é eleito presidente e interrompe série de vitórias do PT. G1 Portal de Notícias. 28 de outubro de 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/28/jair-bolsonaro-e-eleito-presidente-e-interrompe-serie-de-vitorias-do-pt.ghtml Acesso em: 05 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-19