Projects of power and government for children and Young

.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e91779

Keywords:

Pedagogy of death and war, Childhoods, Youths

Abstract

The book hereby reviewed is the result of the work by the author and pós-doc researcher Heloísa A. Matos Lins. In her text, she analyzes the means through which childhoods and youths are positioned in projects of power and government since the forces of the Christian right-wing and armamentists, and the radical right wing. Throughout her writings, she maps the representations and subjectivations of children and young tirar adolescents, especially from the thinking and the inquiry: “how do we become what we are?”, in order to think of scape lanes amid this machinery of war and death. It is believed that the reading is important to understand the current moment and the government processes of populations, especially, in this case, the children.

Author Biographies

Eleonora das Neves , Prefeitura Municipal de Rio Grande

Atualmente é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Rio Grande, atuando na rede desde 2010. Ao longo deste período trabalhou como professora regente e também substituindo as professoras regentes em seus espaços de hora atividade. Como professora na hora atividade atuou desde os grupos da creche à pré-escola. Como professora regente atuou no Maternal I e II (crianças com idade entre dois e três anos), Nível I e II (crianças com idade entre quatro e cinco anos). Formada no Ensino Médio - Magistério no ano de 2009 pelo Instituto Estadual de Educação Juvenal Muller. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2013). Especialista em Educação Infantil - UNOPAR (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na Linha de Pesquisa Estudos sobre as Infâncias (2015). Doutora em Educação na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, na linha de pesquisa Currículo, profissionalização e trabalho docente, sob orientação da Prof. Drª Maria Manuela Alves Garcia. Idealizadora da página Kurumim: infâncias em diálogo nas redes sociais facebook e instagram (@kurumim_oficial). Tem experiência na área de Educação, especialmente Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação, socialização, espaços da escola, currículo, educação de zero a três anos, cursos de pedagogia, brincadeiras, brincar, docência.

Rodrigo da Paixão , Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - Goiás

Doutorando em Educação, Mestre em Serviço Social, bacharel em Administração e Direito, todos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) 

References

LINS, Heloísa A. Matos. Pedagogias da morte e da guerra como legado das direitas radicais às crianças e adolescentes: discursos, estéticas e políticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 336p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/10/EBOOK_Pedagogias-da-morte-e-da-guerra-como-legado-das-direitas-radicais-as-criancas-e-adolescentes.pdf Acesso em: 01 nov. de 2022.

MAZUI, Guilherme. Jair Bolsonaro é eleito presidente e interrompe série de vitórias do PT. G1 Portal de Notícias. 28 de outubro de 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/28/jair-bolsonaro-e-eleito-presidente-e-interrompe-serie-de-vitorias-do-pt.ghtml Acesso em: 05 nov. 2021.

Published

2022-12-19