Direito à educação e as infâncias esquecidas: que futuro?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e91780Palavras-chave:
Infâncias, Direito à Educação, Seminário ANPEdResumo
Este texto é decorrente do Seminário “Direito à Educação e as Infâncias Esquecidas: que futuro?”, que faz parte dos seminários “O futuro começa agora: pesquisa e pós-graduação em educação, ajudando a pensar o Brasil”, promovidos pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), ao longo do ano de 2022. Para abordar o tema, contamos com a participação de três pesquisadoras de diferentes grupos de trabalho da ANPEd e que se dedicam a discutir as infâncias a partir de diferentes perspectivas: na cidade, especialmente nas comunidades cariocas, as crianças indígenas, a literatura africana e afro-brasileira para as crianças.
Referências
ADICHIE. Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução de: RODRIGUES, Erika. Technology, Entertainment, Design – TED, out./2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript. Acesso em: 25 nov. 2022.
ARAUJO, Débora Cristina de; PENA, Jakslaine da Silva (Orgs.). Reflexões teórico-metodológicas sobre literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira [livro eletrônico]. Vitória, ES: LitERÊtura, 2022. Disponível em: https://literetura.wordpress.com/literetura-e-ceert/. Acesso em: 25 nov. 2022.
CARVALHO, Caroline. A mãe que voava. Belo Horizonte: Aletria, 2018.
DEBUS, Elaine. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens: lendo Joel Rufino dos Santos, Rogério Andrade Barbosa, Júlio Emílio Brás, Georgina Martins. São Paulo: Cortez, 2017.
DIAS, Lucimar Rosa. Cada um do seu jeito, cada jeito é de um. Campo Grande: Alvorada, 2012.
EMICIDA. Amoras. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018.
FREEMAN, Mylo. Princesa Arabela, mimada que só ela. Tradução: Ruth Sales. São Paulo: Ática, 2008.
GOMES, Nilma Lino. Betina. Belo Horizonte: Mazza, 2009.
GORMAN, Amanda. Canção da mudança. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
MASSARANI, Mariana. Adamastor, o pangaré. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
MEIRELES, Ariane Celestino; SOUZA, Edileuza Penha de. Princesas negras. Rio de Janeiro: Malê, 2019.
NOGUERA, Renato; BARRETO, Marcos. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 625-644, set-dez. 2018.
RODRIGUES, Alexsandro et al. Crianças bichas demasiadamente fabulosas. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 10-25, mar – jun. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/29521. Acesso em: 15 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.