(Re)construção do modelo curricular de uma educadora de infância à luz da abordagem multimodal
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e93903Palavras-chave:
Educação de infância, Multimodalidade, Autoestudo, Registo, Desenvolvimento profissionalResumo
Este artigo procura contribuir para o entendimento dos processos de desenvolvimento profissional de educadores de infância. A investigação visou conhecer a relevância da abordagem teórica da multimodalidade na (re)construção do modelo curricular de uma educadora de infância e compreender o processo inerente a esse desenvolvimento profissional. A investigação assumiu a modalidade autossupervisiva, utilizando o auto-estudo como abordagem metodológica. Os dados recolhidos, de natureza qualitativa, foram submetidos a análise de conteúdo, que evidenciou não só as dimensões do modelo curricular reconstruídas à luz da abordagem teórica, como também aspetos destacados do processo dessa reconstrução. Estas conclusões, assim como as principais limitações do estudo, são discutidas.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CARDONA, Maria João. Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitos. Da investigação às práticas - estudos de natureza educacional, Lisboa, v. VIII, n. 1, p. 13-34, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/3117
CARDONA, Maria João; SILVA, Isabel Lopes; MARQUES, Liliana; RODRIGUES, Pedro. Planear e avaliar na educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2021.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London and New York: Routledge, 2000.
DAY, Christopher. Developing Teachers: The Challenges of Lifelong Learning. Bristol: Routledge Falmer, 1999.
DOMINGUES, Ana Isabel de Azevedo; PEREIRA, Íris Susana Pires. A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 24, n. 46, p. 870-874, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e91484
DOMINGUES, Ana Isabel de Azevedo; PEREIRA, Íris Susana Pires. A teoria da multimodalidade e educação de infância em Portugal. Revista Brasileira de Alfabetização, São Paulo, n. 13, p. 26–45, 2020. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/455
DYSON, Anne Haas. ReWRITING the Basics: Literacy Learning in Children's Cultures. Illustrated Edition, 2013.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016.
FORMOSINHO, João. Prefácio. In OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Org.). Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Editora, p. 12, 1996.
FLEWITT, Rosie. Multimodal Perspectives on Early Childhood Literacies. In: LARSON, Joanne; MARSH, Jackie (Eds.). The SAGE Handbook of Early Childhood Literacy. London: SAGE, p. 295-310, 2013.
HESTERMAN, Sandra. ‘Time flies in California’: multiliteracies bridging local diversity and global connectedness through a Reggio-inspired approach. Pedagogy, Culture & Society, London, v. 25, n. 3, p. 357-373, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14681366.2016.1264453
KRESS, Gu?nther. Before Writing: Rethinking the Paths to Literacy. Londres & Nova York: Routledge, 1997.
KRESS, Gu?nther. Multimodality. A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. Londres & Nova York: Routledge, 2010.
KRESS, Gu?nther. Perspectives on making meaning: The differential principles and means of adults and children. In: LARSON, Joanne; MARSH, Jackie (Eds.). The SAGE Handbook of Early Childhood Literacy. 2. ed. Londres: SAGE, p. 329-344, 2013.
KUMPULAINEN, Kristiina; SINTONEN, Sara; VARTIAINEN, Jenni; SAIRANEN, Heidi; NORDSTRO?M, Alexandra; BYMAN, Jenny; RENLUND, Jenny. Playful arts: The joy of learning. Helsinki: Kiriprintti Oy, 2018.
LOUGHRAN, John. Researching teacher education practices: Responding to the challenges, demands, and expectations of self-study. Journal of teacher education, Washington, v. 58, n. 1, p. 12-20, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022487106296217
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e princípios básicos: Uma entrevista com Loris Malaguzzi. In EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.), As cem linguagens da criança: A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, p. 45-85, 2016.
MARCONDES, Maria Inês; FLORES, Maria Assunção. O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 297-306, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.13331
MÁXIMO-ESTEVES, Lídia. Visão panorâmica da investigação-acção. Porto: Porto Editora, 2008.
MOREIRA, Maria Alfredo. A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais. Revista Eletrônica de Educação, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 48-63, 2015.
NAREY, Marilyn J. A rationale for visual arts education. In Pennsylvania Department of Education and Riverview Intermediate Unit Six (Ed.), Pennsylvania Crosswalks Framework for Visual Arts. Harrisburg, PA: Pennsylvania Department of Education, 2002.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. O Modelo Curricular do M.E.M. – Uma Grama?tica Pedago?gica Para a Participac?a?o Guiada. Revista Escola Moderna, Lisboa, v. 18, n. 5.ª série, p. 5-9, 2003. Disponível em: https://centrorecursos.movimentoescolamoderna.pt/dt/1_2_0_mod_pedag_mem/120_a_15_mod_curric_mem_joformosinho.pdf
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Org.). Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Editora, 1996.
PEREIRA, Íris Susana Pires. Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital. Revista Brasileira de Alfabetização, São Paulo, v. 1, n. 8, p. 15-32, 2018.
PORTUGAL. Despacho n.º 9180/2016. Homologa as Orientações Curriculares para a Educação PréEscolar (OCEPE). Diário da República — 2ª Série, N.º 137, de 19 de julho. Disponível em https://dre.pt/application/file/74981174
RINALDI, Carlina. Dialogue with Reggio Emilia: listening, researching and learning. London: Routledge. 2006.
SAMARAS, Anastácia P.; FREESE, Anne R. Looking back and looking forward: An historical view of the self-study school. In: LASSONDE, Cynthia; GALMAN, Sally. (Eds.). Self-study research methodologies for teacher educators. Boston, MA: Sense Publishers, p. 3–19, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1163/9789087906900_002
SCHÖN, Donald. Educating the Reflective Practitioner. California: Jossey-Bass Publishers, 1987.
SHERIDAN, Sonja. Pedagogical Quality in Preschool: A Commentary. In PRAMLING, Niklas; SAMUELSSON, Ingrid Pramling. Educational Encounters: Nordic Studies in Early Childhood Didactics. Dordrecht: Springer Netherlands, p. 223–242, 2011. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/978-94-007-1617-9_12
SILVA, Isabel Lopes; MARQUES, Liliana; MATA, Lourdes; ROSA, Manuela. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2016.
SPODECK, Bernard; BROWN, Patricia Clark. Alternativas curriculares na educação de infância: uma perspectiva histórica. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Org.). Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Editora, p. 13-51, 1996.
STEIN, Pippa. Multimodal Pedagogies in Diverse Classrooms. Representation, Rights and Resources. Londres: Routledge, 2008.
THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 66, n. 1, p. 60–93, 1996. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/her/article/66/1/60/31673/A-Pedagogy-of-Multiliteracies-Designing-Social
VIEIRA, Flávia. (2009). Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 197-217, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a10.pdf
YELLAND, Nicola. Reconceptualising Play and Learning in the Lives of Young Children. Australasian Journal of Early Childhood, Fyshwick, v. 36, n. 2, p. 4–12, 2011. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/183693911103600202
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.