Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 48 (2023): Dossiê: Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil
v. 25 n. 48 (2023): Dossiê: Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil
Publicado:
2023-12-08
Editorial
Editorial
499-500
Editorial
Apresentação
Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na educação infantil
José Firmino de Oliveira-Neto, Greice Duarte de Brito Silva, Luciana Esmeralda Ostetto
501-522
Apresentação Dossiê
Dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica
Análise da produção acadêmica (2016-2022) sobre documentação pedagógica na educação infantil e a visibilidade das culturas infantis
Cleriston Izidro dos Anjos, Luciana Aparecida de Araujo, Solange Estanislau dos Santos
523-547
Artigo Original
A documentação pedagógica como estratégia metodológica: diálogo com experiências de Portugal e do Brasil
Flavia Gontijo, Gabriela Portugal, Luciana Ostetto
548-570
Artigo Original
Entre antropofagias e parangolés: a estética a favor de uma documentação pedagógica à brasileira
Xênia da Motta, Greice Duarte de Brito Silva
571-590
Artigo Original
A importância das condições de trabalho para a construção de uma documentação pedagógica na perspectiva da qualidade da/na educação infantil
Maria Luiza Rodrigues Flores, Adriana Vidaletti, Aida Cunha Batista
591-615
Artigo Original
Documentação pedagógica: possíveis caminhos e desafios à democratização das práticas avaliativas e docentes na educação infantil
Darianny Araújo dos Reis Araújo dos Reis, Lucas Lima Maltez
616-635
Artigo Original
Artesanias docentes na educação infantil: os fios do registro e da documentação pedagógica como marcas das professoras artesãs
Niqueli Streck Machado Streck Machado, Maria Carmen Silveira Barbosa, Felipe Gustsack
636-659
Artigo Original
Registros do cotidiano da/na educação infantil: percursos na formação docente inicial
Marta Nidia Varella Gomes Maia, Sarah Borges Martins Gomes
660-681
Artigo Original
A documentação pedagógica na formação de professoras-pesquisadoras
Giovana Alonso Botega, Cleonice Maria Tomazzetti
682-706
Artigo Original
“Veja só, veja só”, a beleza de estar e aprender em companhia: documentação pedagógica e o desenvolvimento profissional na escola da infância
Juliana Diamente Pito, Thaise Vieira de Araujo, Tânia Maria Massaruto de Quintal
707-722
Artigo Original
Registro e documentação no estágio docente da educação infantil: uma experiência formativa
Keides Batista Vicente, Lindalva Pessoni
723-745
Artigo Original
A constituição da práxis de uma professora iniciante na educação infantil: experiências do estágio para o campo profissional
Weverlin Ferreira Brizola, Sandra Novais Sousa
746-763
Artigo Original
Relatos de experiência, documentação pedagógica e aprendizagem profissional: observar as crianças e, com elas, promover práticas pedagógicas significativas
Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Marta Sofia Costa, Ana Paula Costa
764-783
Artigo Original - Português Portugal
(Re)construção do modelo curricular de uma educadora de infância à luz da abordagem multimodal
Ana Isabel de Domingues, Irís Pereira
784-809
Artigo Original - Português Portugal
No vaivém do balanço: olhando para um gesto do brincar
Sandra Eckschmidt, Gilka Elvira Ponzi Girardello
810-834
Artigo Original
O que dizem as crianças da documentação pedagógica?
Vitor Janei
835-852
Artigo Original
“Professora, achei uma esmeralda!”: documentação pedagógica, protagonismo das crianças e suas aprendizagens
Gabrielle Augusta Silva de Camargo, Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
853-878
Artigo Original
Registrar e documentar na educação infantil: tessituras da práxis pedagógica de um centro municipal de educação infantil de Goiânia, Goiás
José Firmino de Oliveira Neto
879-899
Artigo Original
A prática de registro entre as interações e a observação: a experiência de professoras do Centro de educação infantil Mário Quintana (Fortaleza-Ceará)
Pedro Neto Oliveira de Aquino, Silvia Helena Vieira Cruz
900-926
Artigo Original
O registro e a perspectiva inclusiva: olhares e concepções na educação infantil
Mariane Falco
927-952
Artigo Original
Construindo territórios através da leitura na primeira infância: memórias e documentação pedagógica do “Conselho de Leitura de PueblaAa.C.”
Silvanne Ribeiro-Velázquez, Alma Carrasco-Altamirano
953-979
Artigo Original - Espanhol México (Español (España))
O plano municipal pela primeira infância em São Gonçalo: documentando e refletindo uma experiência de construção de políticas públicas para as infâncias na cidade
Sr. Bruno Peres Freitas, Sra. Carla Verônica Corrêa Cardoso, Sra. Maria Tereza Goudart Tavares
980-1004
Artigo Original
Relatos
Ei, você! Qual é a sua cor?: práxis antirracista e a construção da identidade na educação infantil
Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Valdilanne Guimarães Pereira, Patricia Leal Rebeque
1005-1024
Relato
Se esta rua fosse minha: traços de experiências e registros de um projeto
Vanda de Fátima Silva Pinheiro
1025-1038
Relato
Das rodas de conversa ao desenho infantil: a documentação pedagógica como prática testemunhal das narrativas gráficas e orais com crianças em uma escola pública em Fortaleza-CE
Janice Débora, Leandro Júnior, Luciane Goldberg
1039-1056
Relato
Mini-histórias: narrativas poéticas do cotidiano de bebês e crianças pequenas na escola da infância
Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia, Gillian Taveira Moraes Ichiama, Andreia Camargo
1057-1077
Relato
Experiências telúricas na educação infantil: rastros da documentação pedagógica
Cristiana Callai, Miriam Nogueira de Maltos, Stéfany Bicalho Fernandes
1078-1093
Relato
Infâncias, autoria e investigação: um relato sobre os detetives incríveis do CMEI Setor União
DANIELLE SANTOS COUTINHO DE ALMEIDA, Daniella Borges de Faria Vasconcelos , Hellen Cristine Vieira do Amaral
1094-1109
Relato
Brinquedos de material reciclável como um recurso para o resgate do brincar em uma turma de pré-escola
Fábio Hoffmann Pereira, Yuri Rangel Nunes da Silva
1110-1124
Relato
Entrevista
Da necessidade e do desejo de escrever: uma conversa com Madalena Freire sobre observar, registrar e documentar
Marta Nidia Varella Gomes Maia, Luciana Esmeralda Ostetto
1125-1144
Entrevista Madalena Freire
Outras Linguagens
Cem ou Sem? (des)inventar registros na educação infantil
Laís Vilela Gomes
1145-1161
Outras Linguagens
Notas de percurso: o registro escrito que tece o encontro da professora com a pesquisadora... e com a arte
Maria Helena Dantas dos Santos Neves
1162-1176
Outras Linguagens
Pareceristas do Volume
Pareceristas do volume
1177-1178
Pareceristas do volume 25
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Italiano
Enviar Submissão
Enviar Submissão