Registro e documentação no estágio docente da educação infantil: uma experiência formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94443

Palavras-chave:

Formação, Educação infantil, Registro, Documentação, Curso de Pedagogia

Resumo

Este trabalho objetiva relatar uma experiência formativa a partir de registros e a organização da documentação pedagógica pelos acadêmicos(as) do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás, UnU Inhumas, durante o Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil. Os registros escritos, fotográficos e audiovisuais são realizados durante os períodos de observação e de desenvolvimento do projeto de intervenção. Esse material resulta na produção de um artigo, exposição das produções das crianças e uma Mostra de Curtas ao final do Estágio II. Os registros permitem aos estagiários(as), futuros docentes, retomarem o planejado e o vivido, ressignificar e qualificar, a partir de uma fundamentação teórica sólida, os sentidos e os significados atribuídos pelas crianças em suas experiências cotidianas na educação infantil. Esse processo teórico-metodológico contribui, também, para a memória e a história do estágio. O relato está alicerçado em Ostetto (2008, 2011, 2017), Lopes (2009), Gomes (2013) dentre outros.

Biografia do Autor

Lindalva Pessoni, UEG, Unidade Inhumas

Doutoranda em Educação FE/UFG. Mestre em Educação UFG (2011), Especialista em Formação sócio- econômica do Brasil pela UNIVERSO ( 2002), Especialista em Matemática e Linguagem para as séries iniciais do Ensino Fundamental pela FE/UFG ( 1997), Planejamento Educacional - UNIVERSO (1993), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989,). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e professora aposentada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras - RIEC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - DIDAKTIKÉ - Fe/UFG. O presente grupo desenvolve pesquisa vinculada a Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC e a Associación de Escuelas Creativas - ADEC. Integrante da Diretoria da CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (2022-2023). Vice-presidente da UEG no Observatório Internacional da Profissão Docente- OBIPD, Universidade de Barcelona, coordenado por Francesc Imbernón. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação docente, avaliação no ensino superior, educação infantil, didáticas emergentes. Atua como professora de Estágio Supervisionado em Docência da Educação Infantil desde o ano de 2009.

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Publicado

2023-12-08